Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Carne de urubu vendida como galinha caipira em feira de Manaus é boato


Não passa de boato a 'notícia' de que em Manaus muitas pessoas estavam vendendo carne de urubu como se fosse de frango. As informações chegaram a viralizar pelo Facebook e Whstsapp na semana passada, mas as agência de checagem de notícias já desmentiram o caso.

Os textos apontam que há um mercado de carnes clandestinas nas ruas da capital do Amazonas e que o preço da unidade da ave seria de R$ 5. Segundo a denúncia, o comércio é feito nas ruas da cidade em carros que circulam anunciando a venda do produto clandestino. As fotos mostram urubus já abatidos, preparados e embalados para o consumo. Ainda de acordo com a publicação, os urubus são capturados com linha de pesca e anzóis com isca.

Caso já foi noticiado em várias partes do mundo

Ao fazer uma busca reversa pelo “caso do urubu vendido como frango”, descobriu-se que a história “chegou ao Brasil” por volta do dia 3 de janeiro. Porém, descobrimos registros de imagens que viralizaram no México e outros países da América Central no dia 29 de dezembro do ano passado.

O primeiro lugar que achamos registros da história foi Honduras. Depois disso, vimos a denúncia circulando pela Nicarágua, Costa Rica e México. Todas as denúncias linkadas aqui são do dia 29/12/2019. A partir daí, vimos versões no México (algumas falavam que o “caldo do urubu” estava sendo vendido como um produto medicinal). Só alguns dias depois que a denúncia “virou brasileira”.

Ou seja, se você compartilhou esta notícia, foi enganado por mais uma fake news.

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.