Ir para o conteúdo

Carlos Almeida discute com Eletros fóruns para debate da ZFM na Reforma Tributária

O vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida, esteve reunido nesta quarta-feira, 26/08, com o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Jorge Nascimento Júnior, na sede da Eletros em São Paulo, tratando da necessidade de ampliar o debate sobre o modelo Zona Franca no contexto da Reforma Tributária, em tramitação no Congresso Nacional.

Apesar da geração de mais de 80 mil empregos diretos, faturamento na casa dos R$ 100 bilhões (R$ 104 bilhões em 2019) e milhões em investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), em harmonia com a preservação da floresta amazônica, ainda existe desconhecimento de parte do empresariado nacional em relação ao modelo de desenvolvimento regional, reconhecido pela própria Organização Mundial do Comércio (OMC).

‘’Temos que ampliar o debate, fazer a região, o Amazonas, a Amazônia, serem ouvidos pelo País. Temos poucas, mas bravas vozes atuando, e precisamos ampliar o debate, ocupar espaços de construção de ideias, inaugurar fóruns’’, defende Carlos Almeida. Dessa forma, destaca, será possível desmistificar inverdades sobre a indústria incentivada de Manaus, e para o próprio Estado ter apoio para diversificar a economia regional a partir da biodiversidade amazônica.

Estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) revela que relação ao percentual dos gastos tributários totais do País, a participação da ZFM nesse item caiu de 17,1%, em 2009, para 8,5%, em 2018. O indicador enfrenta o ataque feito ao modelo, de que é um grande peso em renúncia fiscal. O mesmo estudo aponta que quanto maior a atividade na ZFM, menor é o desmatamento, e que ao longo da existência do modelo, melhoraram os indicadores sociais, como a escolaridade e profissionalização do trabalhador.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes