Ir para o conteúdo

Do Boi de Rua do Caprichoso a multidão azulada inundou a área de baixo da Avenida Amazonas na noite deste domingo, para celebrar São João, em evento que contou com o reforço de milhares de visitantes e integrantes do Movimento Marujada. Da Francesa para a Baixa de São José, São João Batista veste o vermelho em noite de cumprimento da promessa de Lindolfo Monteverde, fundador do Boi Garantido. A festa vermelha começa com a celebração da Ladainha no curral tradicional da Baixa. E de azul e vermelho, João Batista é celebrado com pedidos de vitória e proteção às duas agremiações folclóricas.

Boi de Rua

A noite de domingo, 23, explodiu ao toque da Marujada de Guerra no reduto mais tradicional do Bumbá Caprichoso, o Esconde, na Rua Sá Peixoto. De lá, uma multidão invadiu as ruas de Parintins para brincar com o Boi Caprichoso. Itens, diretoria, galera, Movimento Marujada e visitantes festejaram o início da semana em que o tricampeonato no Festival do boi de pano é esperado pela galera azul.

Revivendo a tradição, o Boi evoluiu em cada terreiro onde havia uma fogueira. Ficou por conta do Apresentador, Edmundo Oran, do Levantador de Toadas, David Assayag, e do Amo do Boi, Prince do Caprichoso, embalar os torcedores no trajeto até a área de concentração do Bumbódromo, na Praça dos Bois, onde a multidão chegou na madrugada desta segunda-feira, 24. 

Numa espécie de homenagem, atenção especial foi dada à antiga torcedora Maria Nilce Matos da Luz, 85 anos, a Dona Lili, ou Tia Lili, moradora da esquina da Avenida Amazonas com a Rua Rio Branco, Emocionada, Dona Lili justificou-se impedida de ‘sair’ no boi este ano. “Até ano passado eu brinquei Boi de Rua, mas já estou com as pernas muito cansadas. O Caprichoso é o meu maior prazer que me faz ter mais tempo de vida”, disse a anciã. 

Para os dirigentes, a manifestação da massa azulada é a certeza da conquista do tricampeonato. O ex-apresentador do Caprichoso, José Maria Pinheiro, descreveu que o Boi de Rua atiçou a nação azulada para mais uma vitória do bumbá. “O nosso boi está brabo. Ninguém ganha do Caprichoso não, que vai ser tricampeão, com certeza”, assegurou.

Promessa

Na manhã desta segunda-feira, a assessoria do Boi Garantido distribuiu nota confirmando a noite de São João com o cumprimento da promessa de Lindolfo Monteverde ao padroeiro São João.

O Garantido cumpre a tradição, no Dia da Promessa do Mestre Lindolfo a São João Batista neste dia 24, com ampla programação religiosa e de festa nas ruas. Às 18 horas inicia a Ladainha a São João Batista por membros da família Monteverde e Velha Guarda da Baixa. Em seguida às 20 horas, o Boi Mais Campeão de Parintins sai às ruas brincando ao redor das fogueiras na última saída antes do festival folclórico de Parintins. 

Para os camisas encarnadas, a data é tradicional e está há décadas fixada no calendário de eventos do Boi do Povão. Além dos cantores oficiais no trio, o Boi da Promessa vai com Batucada, Comando Garantido, Garantido Show pelas ruas Lindolfo Monteverde, Armando Prado, Álvaro Maia, Avenida Amazonas até a Catedral do Carmo. 

“O Garantido tem tradição, religiosidade e muita alegria para seu povo. A saída deste 24 não deixa de ser um momento de comemoração antecipada pelo grande trabalho que desenvolvemos para o nosso 32º campeonato” , afirmou Fabio Cardoso.

Texto: Floriano Lins, com informações das assessorias dos bumbás Caprichoso e Garantido

Fotos: Caprichoso: Alexandre Vieira, Pedro Coelho e Glenda Dinelly/ Garantido: Élcio Farias e Justino Guimarães


Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes