Ir para o conteúdo

Cão com deficiência é adotado pela Sejusc para integrar atividades com crianças

O Núcleo da Pessoa com Deficiência (Núcleo PcD) da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) ganhou um colaborador bem especial. É o cãozinho Fred, animal que por não ter o movimento das patas traseiras, usa uma cadeira de rodas adaptada. Ele será treinado para compor as atividades de terapia assistida por cães, modalidade que auxilia crianças com deficiência.

O animal havia sido abandonado e foi resgatado recentemente, sendo examinado, vacinado, castrado e vermifugado. O cão se locomove com o auxílio de uma cadeira de rodas preparada especialmente para ele, já que não consegue mover as duas patas traseiras. O animal foi “contratado” e se transformou no mascote do departamento, fazendo parte do time da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD).

Fred será treinado para compor time de cães da terapia assistida com crianças com autismo e Síndrome de Down

O secretário William Abreu, titular da Sejusc, se sensibilizou com a iniciativa, afirmando ser de extrema importância mostrar a causa das Pessoas com Deficiência por meio do cãozinho. Nos próximos meses, segundo William, Fred será adestrado pelos integrantes do projeto Pet Terapia Amigo Fiel para integrar o grupo de cães terapeutas atuantes nas aulas de terapia com animais. Participam das turmas crianças com Transtorno de Espectro Autista e também com Síndrome de Down.

A secretária executiva da Pessoa com Deficiência da Sejusc, Lêda Maia, explicou que a residência do cãozinho no Núcleo PcD trabalhará a empatia dos próprios servidores e ajudará no desenvolvimento das crianças. Além da terapia, onde ele será integrado gradualmente, Lêda conta que Fred deve acompanhá-la em eventos oficiais.

No seu perfil @fredderodas, Fred contou que era um cão que morava nas ruas e andava se arrastando por não ter o movimento das patas traseiras.

“Com o Fred aqui, cada um adquire um pouquinho da responsabilidade de cuidar, ajudar, porque ele é um cãozinho muito dependente, mas é muito bom e acessível. Ele vai começar a ser treinado pela equipe do Amigo Fiel para começar a participar da Cinoterapia”.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes