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Candidatos do Amazonas já gastaram mais de R$ 219 mil com propaganda nas redes sociais


Os candidatos no Amazonas estão dispostos a pagar valores altos para conquistarem a preferência do eleitor pelas redes sociais. Juntos, 57 políticos já gastaram mais de R$ 219 mil com impulsionamento de publicações no Facebook para as eleições deste ano. O dado é da Justiça Eleitoral e tem como base a primeira prestação de contas apresentadas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).

Os posts patrocinados no Facebook estão entre as principais estratégias dos políticos para chamar a atenção dos eleitores. Nesse tipo de anúncio, o candidato paga para que o post chegue até um determinado tipo de público. Na timeline, o conteúdo aparece identificado como propaganda eleitoral.

Os valores mais altos pagos a empresa americana Facebook foi desembolsado pelo governador e candidato a reeleição Amazonino Mendes (PDT): R$ 60,1 mil. O segundo maior valor foi pago pelo senador Omar Aziz (PSD) que já gastou com impulsionamento de conteúdo R$ 45 mil. O deputado estadual David Almeida (PSB) gastou R$ 1 mil com essa despesa. Dos candidatos ao governo do Amazonas, apenas esses declararam despesas com as redes sociais.

Já entre os que almejam uma das duas vagas para o Senado, o deputado federal Alfredo Nascimento (PR) é o que mais pagou para empresa americana: R$ 10 mil. A candidata a reeleição Vanessa Grazziotin (PCdoB) desembolsou R$ 3,1 mil e o deputado estadual Luiz Castro (REDE) já gastou R$ 1,1 mil.

Entre os candidatos ao cargo de deputado federal, 13 usaram parte de suas receitas orçamentárias para pagar pelo impulsionamento nas redes sociais. O vereador Marcelo Serafim (PSB) desembolsou R$ 10 mil, o candidato a reeleição Silas Câmara (PRB) R$ 5 mil e o deputado estadual Sidney Leite (PSD) R$ 4,3 mil.

São 18 deputados estaduais que declararam gastos com redes sociais nesta campanha até o momento. A que mais gastou foi a jornalista Liliane Araújo (PSD): R$ 10,1 mil. A ex-secretária de Estado de Esporte e Lazer, Janaina Chagas (PPS) já gastou R$ 10 mil. O terceiro com maior despesa com redes sociais é o candidato a reeleição Serafim Correa (PSB).

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.