Ir para o conteúdo

Voltada à prevenção ao suicídio e à valorização da vida, a campanha “Você não está só, nós te ouvimos”, lançada pela Prefeitura de Manaus em diversas mídias nesta quarta-feira, 16/9, visa promover a reflexão e o diálogo sobre o tema. Coordenada pelas secretarias Municipais de Comunicação (Semcom) e Saúde (Semsa), a ação é parte do movimento “Setembro Amarelo”, que busca dialogar com a sociedade sobre uma rede de apoio psicossocial mais fortalecida.

Seguindo as diretrizes de alerta à população sobre como identificar possíveis práticas suicidas, as peças da campanha trazem um fundo na cor amarela, alusiva ao mês de conscientização, com uma imagem de um ouvido gigante e uma pessoa encolhida dentro desse órgão, em uma representação de acolhimento pelo ouvinte, ou seja, a pessoa é reconfortada a partir de uma conversa.

A ação é parte do movimento “Setembro Amarelo”

Além disso, a campanha dá visibilidade aos instrumentos disponíveis à população como o Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Disk 188, que funciona 24 horas. Com atuação em todo o Brasil, o CVV atende, de forma voluntária e gratuita, sob sigilo, todas as pessoas que querem conversar sobre o assunto. A ligação para o CVV, que atua em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), pode ser feita de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Trata-se de uma alternativa também neste período de pandemia.

“O objetivo da campanha é promover ainda mais o diálogo sobre esse problema de saúde pública, que é o suicídio. Os dados divulgados são alarmantes no Brasil e, em Manaus, não é diferente. Principalmente neste ano difícil de 2020, de pandemia e isolamento social, de perdas emocionais e financeiras, as pessoas precisam saber que não estão sozinhas e a gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto intensifica que o cuidado com a saúde não pode parar. A informação tem um papel fundamental”, disse a secretária da Semcom, Kellen Veras Lopes.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes