Ir para o conteúdo

Brusque vence Manaus nos pênaltis e é o novo campeão da Série D do Brasileiro​

O Manaus FC perdeu a final da Série D do Brasileiro. Diante da Arena da Amazônia lotada, com público de 44,8 mil torcedores, o Brusque (SC) faturou a taça na cobrança de pênaltis, após o empate de 2 a 2, no tempo regulamentar. A equipe de Santa Catarina  converteu todas as seis cobranças de pênaltis e teve vantagem por Márcio Passos errar a última cobrança dos donos da casa. Este é o primeiro título da equipe do Brusque o primeiro da quarta divisão para o futebol catarinense. 

Além de Brusque e Manaus-AM, outros dois clubes garantiram vaga na Série C do Brasileiro em 2020: Ituano-SP e Jacuipense-BA. 

As cinco primeiras cobranças foram convertidas pelos jogadores do Manaus e Brusques. Derlan, Charles, Martony, Thiago Spice e Mateus Oliveira fizeram para os amazonenses. Pelos catarinenses, Thiago Alagoano, Airton, Thiago Henriques, Gama e Vinícios converteram. Nas cobranças alternadas, Márcio Passos chutou por cima do gol e o goleiro Zé Carlos fez o gol do título do Bruscão.

O jogo

Com menos de dois minutos, a bola foi levantada na área em cobrança de falta, a zaga do Manaus não cortou e sobrou para o atacante Júnior Pirambu. O camisa 9 do Brusque mostrou mais uma vez o instinto de artilheiro e, de calcanhar, mandou a bola para o fundo das redes, abrindo o placar: 1 a 0 para o Brusque. Foi o 10º gol marcado por Pirambu, artilheiro isolado da competição.

Empurrados pela torcida, os donos partiram ao ataque e logo chegaram à igualdade. Aos sete minutos, em cobrança de falta, Panda levantou bola na área, Derlan escorou de cabeça e Sávio mandou a bola para o gol, empatando o jogo em 1 a 1.

O jogo seguiu com ritmo frenético. Aos 13, os donos da casa voltaram a marcar. Diogo Dolem aproveitou o rebote do chute de Evair, mas a arbitragem anulou o gol, indicando irregularidade no lance.

As duas equipes passaram a se alternar nas idas ao ataque. Aos 30, a arbitragem paralisou a partida para que os jogadores pudessem se hidratar, por conta do calor. O termômetro marcava pouco mais de 30 °C em Manaus. Aos 32, a bola voltou a rolar, e os dois times mantiveram a alternância nas jogadas ofensivas até o intervalo.

No segundo tempo, o Brusque voltou na pressão. Em uma cobrança de falta, o time do Vale do Itajaí teve uma boa oportunidade. A bola foi alçada na área, mas a zaga do Manaus cortou. No contra-ataque, Jefferson Renan fez falta sobre Diogo Dolen e tomou o cartão amarelo.

Mas foram os donos da casa quem voltaram a vibrar primeiro na etapa final. Aos 14, após cobrança de escanteio, Mateus Oliveira meteu a cabeça na bola e fez a festa da torcida manauara, mexendo no placar: 2 a 1 para o Manaus FC-AM.

Quando o jogo parecia já ter o destino traçado, aos 36 minutos, no bate a rebate dentro da área, Thiago Alagoano pega a sobra de fora da área e marcou o segundo do Brusque. Jogando um ar de incerteza pra cima do Manaus e encaminhou a partida para os pênaltis.

MANAUS FC-AM

Jonathan; Igor, Thiago Spice, Martony e Sávio (Vitinho); Derlan, Panda e Diogo Dolem (Charles); Evair (Marcio), Vandinho e Mateus Oliveira.

Técnico: Welington Fajardo.

BRUSQUE

Zé Carlos; Edilson, Magrão, Cleyton e Airton; Ruan, (Leilson) Fio, Thiago Alagoano e Gama; Jefferson Renan (Thiago Henrique) e Júnior Pirambu.

Técnico: Waguinho Dias.

Gols: Júnior Pirambu (B) aos 2 do 1º tempo; Sávio (M) aos 7 do 1º tempo; Mateus Oliveira (M) aos 14 do 2º tempo.

Amarelos: Sávio (M); Jefferson Renan (B); Panda (M); Magrão (B).

Arbitragem: Edina Alves Batista (SP), auxiliada por Alex Ang Ribeiro(SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP).

Local: Arena da Amazônia, em Manaus (AM), neste domingo.

Público: 44.896 pessoas, sendo 36.215 pagantes.

Renda: R$ 1.192.010,00.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes