Ir para o conteúdo

Briga entre facções deixa moradores do Coroado em pânico

Localizada próxima à confluência entre os rios Negro e Solimões, a capital do Amazonas foi inclusa na rota internacional do tráfico de drogas, ao longo das últimas décadas, ampliando o leque de negociações e distribuição entre narcotraficantes. A inserção de Manaus como ponto de escoamento dos entorpecentes produzidos nos Andes, se tornou uma benção para traficantes, mas logo se demonstraria em uma maldição para quem mora na maior cidade da Amazônia.

Depois de protagonizarem, recentemente, sucessivas execuções, nos bairros Jorge Teixeira e Compensa, as organizações criminosas Comando Vermelho (CV) e a recém-criada Cartel do Norte (CDN) têm moldado a tiros e sangue a disputa pelo controle de bocas de fumo no bairro Coroado, na zona Leste de Manaus.

A escalada da violência na área - com assaltos, abate de rivais e tiroteios - transformou o local no epicentro da disputa pelo poder paralelo da capital. De janeiro a abril,  foram registrados seis homicídios na região do Coroado. Entretanto, após a eclosão do conflito entre o CV e CDN se espalhar pelas ruas do bairro, a quantidade de mortes violentas, contabilizadas somente na segunda quinzena do mês de maio, já chega a quatro, segundo dados do Instituto Médico Legal (IML).

Especialistas apontam que a posição estratégica do bairro, entre a Zona Leste e a região central de Manaus, tornam o Coroado uma região atrativa para traficantes. Além disso, a área possui vários becos e vielas, que dificultam a realização de operações policiais.

Fonte: Portal Em Tempo

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes