Ir para o conteúdo

O senador Eduardo Braga (MDB/AM) foi escolhido líder do partido no Senado para o biênio 2019-2020. A bancada da sigla, formada por 13 senadores, é a maior da Casa. “Por mais diversificada que seja a minha trajetória política de 36 anos, sinto que precisava viver essa experiência de liderar o partido no Senado. Agradeço aos meus colegas a oportunidade”, disse o parlamentar. Cabe aos líderes indicar ou substituir parlamentares nas comissões; sugerir que colegas de bancada participem de missões no exterior; propor o encerramento da discussão de matérias; requerer a inclusão ou a retirada de projetos em regime de urgência; e orientar votações.

Renan na cabeça

Na quinta-feira à noite a  bancada do MDB escolheu Renan Calheiros (AL) como candidato à presidência do Senado.  Ele derrotou Simone Tebet (MS) por sete votos a cinco.

Sem racha

O senador pelo Amazonas apostou todas as suas fichas que o MDB sairá unido do processo.

—  Não há hipótese de o partido não sair unido. Todos nós somos amigos, companheiros. Há duas opções, mas isso não significa racha –, disse, otimista, Eduardo Braga.

Omar quer transparência

Já bancada do PSD, do senador Omar Aziz (PSD-AM) decidiu por apoiar o voto aberto na eleição para a presidência do Senado, nesta sexta-feira.

— Nosso desejo é de que a população tenha acesso às decisões de cada um dos nossos filiados, garantindo a transparência exigida pelos brasileiros —, defendeu o líder do partido, Omar Aziz.

Livres para votar

No entanto, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, negou veementemente na quarta-feira, 30, que tenha oferecido votos da bancada de seu partido no Senado para a candidatura de Renan Calheiros. Kassab disse que os senadores da legenda “estão livres” para votar nos candidatos que desejarem .

Como argumento, ele disse que os senadores do partido decidiram apoiar o voto aberto e, além disso, declarar seus votos.

Toma lá, dá cá

Kassab nega, mas corre solto nos bastidores de Brasília que o cacique do PSD já teria prometido ao senador Renan Calheiros oito votos da bancada do PSD no Senado em troca de cargos para seu partido, conforme apurou a reportagem.

Saúde na UTI

Os deputados Serafim Corrêa (PSB), Ricardo Nicolau e Dermilson Chagas (PP) participaram de uma reunião com representantes das cooperativas médicas que prometem paralisar, caso os salários atrasados não sejam pagos.

A Casa é  sua

Serafim disse que o papel da Assembleia é fazer a interlocução com a sociedade.

— O que se espera dessa reunião é que mais uma vez a Assembleia Legislativa funcione como interlocutora da sociedade e que possa abrir caminhos para o entendimento.

Isso me interessa

Mayara Pinheiro (PP) ainda nem assumiu como deputada estadual e já está dizendo a que veio. Participou da a reunião com os médicos, até porque trata-se de sua categoria.

Olho gordo

A filha de Adail Pinheiro já renunciou à vice-presidência da prefeitura de Coari e tem vaga garantida na Mesa Diretora. Mas está querendo mesmo é a vice-presidência da Assembleia.

O desenvolto Péricles

Quem mostrou desenvoltura na reunião com os médicos foi o Delegado Péricles (PSL). Ele se comportou como líder de governo, ligou pro secretário, agendou uma nova reunião e até se comprometeu a levar os deputados a um encontro com o Carlos Alberto pra conseguir uma proposta oficial do governo.

Mamãe eu quero!

Outra deputada que também tem assento garantido na Mesa da Assembleia é a deputada estadual Alessandra Campelo (MDB). A bem da verdade, La Campello está com Josué Neto (PSD) desde o início.

Usina de polêmica

Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, é mesmo uma usina de polêmica. Em um mês de governo já viu Jesus na goiabeira e  mandou menina vestir rosa e menino azul.

Agora,  está sendo acusada de sequestrar uma indiazinha da aldeia Lulu Kamayurá, a quem  “adotou se fazer adoção legal.

Mestra de Araque

Em discurso que correu as redes sociais, gravado em 2013 durante palestra em uma igreja do Mato Grosso do Sul, a ministra se apresentou como pastora, advogada e mestre em educação e em direito penal.

Ficou comprovado, no entanto, que a ministra mentiu pois não possui diploma de mestrado.

Então, tá!

Indagada sobre o fato pela Folha de S. Paulo, Damares explicou:

— Diferentemente do mestre secular, que precisa ir a uma universidade para fazer mestrado, nas igrejas cristãs é chamado de mestre todo aquele que é dedicado ao ensino bíblico.

Então, tá 2

Damares também usa em sua defesa a passagem bíblica Efésios 4:11, segundo a qual “Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres”. 

 

EM ALTA

Ao cachorro resgate, que vem ajudando nas biscas de corpos em Brumadinho.  Há dois anos, o vira-lata preto foi encontrado em uma caçamba de lixo em São Paulo e adotado. Rapidamente, os donos perceberam que ele tinha um bom faro, começaram a treiná-lo e deram um nome que diz muito sobre seu talento farejador: Resgate. Nos últimos dias, Resgate recebeu uma missão: ajudar nas buscas por corpos e sobreviventes em Brumadinho, na Grande Belo Horizonte.

EM BAIXA

O UOL publicou reportagem mostrando que as Forças Armadas de Minas Gerais ficaram de prontidão aguardando para serem acionadas e ajudar na tragédia de Brumadinho. Estranhamente, os homens não foram acionados pelo governo, que também dispensou ajuda dos bombeiros de São Paulo alegando que a área era muito delicada para a atuação dos homens. Quer dizer que só a ajuda de Israel é bem vinda?

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes