Ir para o conteúdo

O jornal O Globo disse que a  decisão do senador Eduardo Braga (MDM-AM) de assinar a proposta de prorrogação da CPI das Fake News não passou batida no Palácio do Planalto. De acordo com o jornal, "ingrato" foi o mais leve dos adjetivos usados. O motivo também foi estampado: além de ter sido um dos campões de emendas parlamentares liberadas em 2019, “Braga tem cargos no governo”, relatou o matutino carioca, chegando a  afirmar que era de Braga a indicação do nome de Roberto Parucker para a Eletronorte. Mas a  assessoria do presidente da Eletronorte disse em nota que a indicação de Parucker foi a pedido do Almirante Bento, ministro de Minas e Energia.

Nada a ver

A Eletronorte garantiu que “Parucker nunca teve nenhuma relação com Eduardo Braga. Nem profissional, nem pessoal", esclareceu a nota.

A verdade

“Na verdade, Eduardo Braga, com apoio de Jader Barbalho, nomeou Wady Charone Júnior para presidir a Amazonas GT, subsidiária da Eletronorte”, corrigiu O Globo.

Cloroquina, a grande...

Ainda não há remédio ou vacina para a covid-19 – doença causada pelo novo coronavírus– segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Por enquanto, é recomendado que o paciente que esteja com suspeita de infecção descanse e durma, mantenha o corpo aquecido e beba bastante líquido além de procurar atendimento médico em caso de sintomas graves.

... esperança da Terra!

Mas a Cloroquina é a principal  aposta e atraído a atenção mundial por ser um possível medicamento para a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Garotos propaganda

O remédio ganhou os noticiários depois de declarações otimistas do presidente dos Estados Unidos Donald Trump e de seu fiel seguidor, Jair Bolsonaro, apesar de ainda não ter estudos conclusivos sobre sua eficácia.

Amazonas experimenta

Por aqui no Amazonas a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) emitiu Nota Técnica  orientando as unidades de saúde sobre o uso da cloroquina em pacientes positivos para o novo coronavírus (Covid-19).

Complemento

O medicamento vai complementar todos os outros suportes utilizados no tratamento do paciente, como assistência ventilatória e medicações para os sintomas, como febre e mal-estar.

Um pé atrás

Mas o infectologista Marcus Lacerda, da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), coordenador da pesquisa com a cloroquina no Amazonas faz um  alerta: O  medicamento ainda não é indicada para prevenir a doença e nem tratar casos leves.

Colapso na saúde

A denúncia do prefeito Arthur Virgílio (PSDB) é grave e segue o estilo de um  político que não costuma se encolher diante de momentos difíceis. E muito menos tenta tapar o sol com a peneira. Arthur meteu a cara e afirmou que o sistema de saúde de Manaus já entrou em colapso.

Correr pra onde?

A declaração foi dada nas primeiras horas ao vivo para canal de notícias CNN Brasil.

— Não há UTIs suficientes para atender a demanda, que só cresce. A solução seria aumentar o número de leitos no principal hospital público, que é o Delphina Aziz.

A outar opção sugerida pelo prefeito seria usar a estrutura do hospital Nilton Lins, mas “a obra caminha a passos lentos”.

— Diria que na saúde particular há exaustão e a parte pública já colapsou.

Zona Franca na UTI

O tucano alardeou que a  crise detonada pelo coronavírus fere de morte a  Zona Franca de Manaus (ZFM), onde as fábricas já deram férias coletivas e outras reduziram a produção.

Com colapso da rede de saúde estadual, peço ao governador Wilson Lima celeridade no funcionamento do hospital da...

Posted by Arthur Virgílio Neto on Sunday, April 5, 2020

China e dólar

Arthur analisou que a economia do Amazonas entra em crise outra vez, esse é o quadro.

— Muitos insumos são importados da China, que está atrasando a entrega, além da alta do dólar. A situação está bastante difícil –, admitiu Virgílio.

Alvará cassado

Falando em Arthur, o prefeito advertiu no último fim de semana que vai cassar o alvará de funcionamento de comerciantes que insistir em manter suas lojas abertas,  desrespeitando a ordem para fechar as portas durante a pandemia do novo coronavírus.

Passe estudantil

Virgílio também vai suspender temporariamente a venda do passe estudantil e a gratuidade de transporte para idosos.

— As aulas estão suspensas e os idosos devem seguir as recomendações de isolamento social –, avisou.

Não se trata de querer pintar o quadro mais feio do que eles já está. Mas, o Ministério da Saúde faz uma previsão que nos deixa de cabelos em pé: quatro Estados e o Distrito Federal poderão passar para a fase de aceleração descontrolada da epidemia nas próximas semanas.

E sabe quais são?

Os quatro estados:  São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro e Amazonas, que apresentam um coeficiente de incidência – número de casos por 100 mil habitantes – muito acima do nacional. O índice brasileiro é de 4,9 por 100.000 habitantes, superado pelo Distrito Federal (14,9), São Paulo (9,9), Ceará (7,9), Amazonas (7,4) e Rio de Janeiro (7,2).

Risco de genocídio

Enfim os políticos estão se tocando para o risco de ocorrer um novo genocídio nas populações indígenas da Amazônia. Senadores começam a cobrar providências para evitar covid-19 entre indígenas. O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) alertou que, com a vulnerabilidade desses povos, a covid-19 pode extinguir etnias.

Façam algo

Já o presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), senador Paulo Paim (PT-RS), defendeu o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 também para essa parcela da população.

Covid-19 na floresta

Só para lembrar, foi confirmada a primeira infecção por coronavírus entre indígenas, no Amazonas. A infectada é a índia é da etnia Kokama e mora na aldeia São José, no município de Santo Antônio do Içá. A aldeia fica a 880 km de Manaus, na região sudoeste, e a aproximadamente 250 km da fronteira do Brasil com a Colômbia.

Equipe médica em Santo Antônio do Içá 

O índio chorou

Infelizmente, parece que nosso país se recusa a aprender com os erros do passado. Muitas doenças já mataram nossos índios: malária, tuberculose, gripe, hepatite, sarampo,  entre outras. Todas trazidas pela invasão de garimpeiros, que no governo Bolsonaro ganharam  mais força ainda..

ORGULHO

Enfim, uma boa notícia. Pesquisadores da Poli-USP criaram um ventilador pulmonar de baixo custo para enfrentar a pandemia de coronavírus. Uma equipe de engenharia multidisciplinar desenvolveu um modelo livre de patente, de rápida produção e com insumos de fácil acesso no Brasil. O tempo total de fabricação é inferior a duas horas e o custo estimado será de mil reais por ventilador, 15 vezes mais barato do que o mais em conta vendido no mercado, de acordo com a USP.

VERGONHA

A China pediu explicações para o Brasil nesta segunda-feira (6) depois que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, relacionou a pandemia do novo coronavírus a um plano desse país asiático em “dominar o mundo”, em um tuíte no qual imitava a forma de falar dos chineses. É o incidente mais recente entre Brasília e Pequim. “Geopoliticamente, quem podeLá saiL foLtalecido, em teLmos Lelativos, dessa cLise mundial?”, escreveu o ministro em seu Twitter no último sábado.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes