Ir para o conteúdo

Braga critica falta de conhecimento de Guedes sobre a ZFM e quer reação enérgica do AM

O senador Eduardo Braga (MDB/AM) criticou, nesta terça-feira (30/04), o limitado conhecimento do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o Brasil, a Amazônia e o conceito de desenvolvimento regional.

Eduardo reagiu a um comentário de Guedes, feito a jornalistas na noite de segunda (29/04), em que desaprovava a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) favorável à Zona Franca de Manaus (ZFM). Na semana passada, a Corte decidiu validar a geração de créditos tributários para qualquer empresa que adquirir insumos na Zona Franca.

 “Como é possível fazer o “Mais Brasil, menos Brasília” se o titular da Economia dá seguidas demonstrações de que pouco entende de Brasil, de Amazônia e de desenvolvimento regional?”, perguntou Eduardo. “O ministro Paulo Guedes talvez desconheça que 52,5% da renúncia fiscal do Brasil está no Sudeste. O peso da ZFM no bolo de incentivos fiscais não passa de 8,5%, segundo dados da Receita Federal”, completou.

Reação enérgica – O parlamentar chamou atenção para a necessidade de uma reação enérgica do Amazonas, a começar pelo Governo do Estado e pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que, até agora, se manifestaram timidamente diante da onda de hostilidade que vem se criando para desestabilizar o modelo.

“Não desisto dessa luta! E o Governo do Amazonas, a Suframa, as entidades da sociedade civil, patronal e dos trabalhadores também devem ser firmes”, afirmou.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes