Ir para o conteúdo

Bolsonaro assina decreto que dá 'golpe' fatal na Zona Franca; Omar quer ir ao STF

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), assinou decreto o Decreto 10.254, que fixa a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos concentrados de 4 para 8%, mas com prazo de validade: de 1º de junho a 30 de novembro de 2020. O decreto foi publicado no Diário Oficial (DOU) de 20 de fevereiro de 2020. As informações são do Portal Toda Hora.

De acordo com o senador Omar Aziz (PSD), o decreto coloca a Zona Franca de Manaus no corredor da morte, uma vez que o setor de concentrados representa mais de 10% do valor total de faturamento do modelo econômico do Amazonas.

"Não adianta ficar gritando 'mito, 'mito' quando o presidente vir aqui, bater palma e deixar isso acontecer. Estão tratando a Zona Franca como brincadeira. Precisamos ir ao STF. Isso tem que ser sustado imediatamente. Estão nos colocando no corredor da morte, disse Omar.

Depois da saída da Pepsi do polo industrial do Amazonas, logo gigantes como Coca-Cola e Ambev devem fazer o mesmo. Consequentemente, sem vantagem competitiva ante os grandes centros do Sul-Sudeste, o setor caminha para a morte e o Amazonas definha.

"Zona Franca vai pro corredor da morte" (Omar Aziz)
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes