Ir para o conteúdo

Boi Garantido escala novo arsenal de itens para o festival de Parintins 2021

A gestão do presidente Antônio Andrade, depois de análise criteriosa, escalou um arsenal de itens para a disputa do Festival Folclórico de Parintins 2021. Divididos entre o bloco artístico e o bloco musical, a lista compõe nomes experientes na arena de Parintins e outros estreantes no maior festival folclórico do Brasil.

Com mudanças nos itens Porta-Estandarte, Rainha do Folclore, levantador de Toadas e Amo do Boi, a gestão de Antônio Andrade dá mais um importante passo rumo ao título 2021. De acordo com o novo presidente, a ideia é montar um time forte e competitivo para trazer o troféu de campeão para os redutos vermelhos da Baixa de São José.

“Em minha campanha para presidente do Garantido, me comprometi junto aos sócios e torcedores, em montar um time vitorioso de arena. E é isso que estamos apresentando à galera vermelha e branca”, declarou Andrade. “Tenho plena confiança em cada um dos nomes que estão compondo o nosso staff de personagens”, completou.

Experiência e renovação

Com um discurso sustentado nas raízes da tradição vermelha e branca, Antônio Andrade montou um cast que une experiência de arena e a renovação das personagens como Sinhazinha da Fazenda, Amo do Boi, Rainha do Folclore e Porta- Estandarte. “Temos nesse time nomes experientes como David Assayag e Israel Paulain, e também nomes novos como Valentina Coimbra e João Paulo Faria”, elencou.

“João Paulo Faria irá ocupar o cargo de Amo do Boi, Valentina Coimbra o de Sinhazinha da Fazenda, Edilene Tavares foi remanejada para o cargo de Rainha do Folclore e a experiente Daniela Tapajós reassume o cargo de Porta-Estandarte”, informou Antônio.

“Aproveito para informar que todas as opções foram estudadas por mim e pela minha equipe. Todos os nomes escolhidos tiveram como crivo a competência técnica e a meritocracia. Esses foram e serão sempre os meus critérios para escalar todos os atores, atrizes e figurantes que entrarão em cena pelo Garantido”, observou Antônio. “Semana que vem, vamos anunciar os itens substitutos”, finalizou Antônio Andrade.

Constelação de talentos

Israel Paulain

Israel Alexandre Muniz Paulain tem 38 anos e é natural de Parintins. É bacharel em direito e artista cultural. É apresentador, ator, comunicador, intérprete, compositor e produtor musical. Está há 19 anos como apresentador oficial do Garantido. Israel é o item mais festejado pela torcida encarnada. Sucedeu nada mais nada menos que Paulinho Faria, ídolo imortal do povo do São José. Carismático e magnético, Israel Paulain irá completar em 2021, 20 anos como Apresentador do Boi Garantido.

Marcia Siqueira – Levantadora de toada

Marcia de Aquino Siqueira tem 48 anos de idade e 34 anos de arte. É natural de Manaus e autodidata na música. Profissional do canto, Márcia estreou no Garantido em 1998 como backing vocal. Considerada uma caixa de ressonância da música universal, Marcia é talento puro. Mestiça de rosto indígena e pela negra, Marcia Siqueira é a síntese da força feminina que rompe barreiras. É a primeira mulher a ocupar o cargo de levantadora de toadas do Boi Garantido. Seu empoderamento vem de sua existência e Marcia existe na fortaleza de sua voz.

Sebastião Jr – Levantador de Toadas

Sebastião Teixeira de Araújo Jr é natural de Juruti (PA) e tem 34 anos. Possui quase duas décadas de estrada artística. Militante da música, é compositor e multi-instrumentista. Versátil e talentoso, Sebastião é ídolo no festival tribal de Juruti, no Pará e xodó da galera vermelha e branca. Estreou na arena do Garantido em 2010 em um ato que entrou para a história como exemplo de superação e coragem. Chamado de o ‘Uirapurú da Amazônia’, Sebastião Jr é levantador de toadas do Garantido e um amado ídolo do povo da Baixa.

David Assayag – Levantador de Toadas

David Assayag Neto possui 51 anos de idade e é natural de Parintins. Possui 35 anos de estrada na arte de cantar. Nasceu artista no Garantido em 1995 após uma primeira tentativa em 1993. Por incrível que pareça, David não logrou êxito. Retornou em 1995 para protagonizar a mais bela história em canto, de um artista parintinense. Sua voz rompeu barreiras e fez provar que a limitação imposta pela falta de visão, era um mero detalhe. Após uma saída tempestiva em 2009, David Assayag fez as pazes com sua amada torcida e retornou ao ‘Boi da Baixa’ agora em 2020. Veio para garantir que seu canto seja eternizado no terreiro onde menino ouviu mestre Lindolfo Monte Verde versar.

Edilson Santana – Levantador de Toadas

Edilson Ribeiro dos Santos tem 35 anos de carreira e é natural de Santarém (PA). Considerado o mais afinado dos cantores do Amazonas, Edilson começou em bandas de baile no fim dos anos 1980. Nessa escola aprendeu a cantar todos os estilos. Foi backing vocal de Emilio e Terêncio Espindola. Talentoso cantou em quatro continentes. Estreou no Garantido em 2003 e após um hiato, retornou em 2019. É ativo operário da arte de cantar, exemplo vivo é sua banda de ritmos amazônicos chamada Amazon Beach.

João Paulo Faria - Amo do Boi

João Paulo da Frota Barreto Faria tem 31 anos e é natural de Parintins – AM. É Pós-Graduado em Marketing Digital pela ESPM-SP. João Paulo pertence à tradicional família Faria. Seu pai Zezinho Faria é considerado presidente de honra do Garantido. Foi ele a fundar a Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido (AFBBG) em 1982. Seu tio Paulinho Faria foi apresentador vitorioso do boi por 26 anos. Sua avó, Maria Ângela Faria é a madrinha histórica do Garantido. Seus tios Omir, Graça e Antônio foram linha de frente do boi da Baixa nos anos 1970, 1980 e 1990. João Paulo assume agora o cargo de Amo do Boi.

Isabelle Nogueira – Cunhã-Poranga

Isabelle Nogueira tem 26 anos e é natural de Manaus (AM). É graduada em Letras Espanhol, Pós Graduada em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Superior. Possui cursos de Espanhol e Inglês. Foi Rainha do Folclore do Boi Brilhante, Cunhã Poranga do Boi Brilhante, Cirandeira Bela da Ciranda Sensação de Manaus, Índia Branca da Tribo Tucanos do Alto Rio Negro de Manaus, Cunhã Poranga do Boi Corre Campo em Nova Olinda do Norte. Foi Rainha do Folclore do Boi Garantido nos anos 2015,2016 e 2017. Obstinada e carismática, Isabelle assumiu como Cunhã Poranga do Boi Garantido em 2018.

Daniela Tapajós – Porta -Estandarte

Daniela da Conceição Tapajós tem 25 anos e é natural de Santarém (PA). É estudante de educação física. Estudou jazz e ballet moderno. Atualmente é instrutora fitdance. Foi Porta-Estandarte do Boi Garantido nos anos de 2015, 2016 e 2017. Após saída conturbada em 2017 em função da gravidez, Daniela Tapajós retorna ao Garantido mais experiente e comprometida com a busca de excelência artística na arena de Parintins.

Edilene Tavares – Rainha do Folclore

Edilene Tavares de Oliveira tem 34 anos de idade é natural de Parintins (AM). É tecnóloga em Logística. Edilene é considerada exemplo de superação. Mãe e guerreira, foi por anos figurante da base coreográfica do Garantido. Iniciou no ‘tribão’ de arena e na sequência passou a fazer figuração no Companhia de Dança Folclórica Garantido Show. Chamada às pressas em 2017 para assumir o item de Porta-Estandarte, Edilene fez uma apresentação heroica que lhe garantiu o carinho dos torcedores. Foi Porta-Estandarte em 2017, 2018 e 2019. Agora assume o cargo de Rainha do Folclore do Boi Garantido.

Valentina Coimbra – Sinhazinha da Fazenda

Valentina Lima Coimbra, tem 19 anos e é natural de Santarém (PA). É estudante, dançarina, trabalha como influencer digital e modelo publicitária, atualmente é Rainha do Çairé do Boto Tucuxi. É também Rainha das Rainha do Carnaval 2019 em Santarém. Acumula ainda o cargo de Miss Empresarial de Santarém 2019. Fluente em inglês, Valentina possui curso de ballet clássico, jazz dance. Pratica dança clássica e contemporânea desde os cinco anos de idade. Como filha de bailarina, esteve sempre nos bastidores dos espetáculos. Sua mãe trabalha há muitos anos com dança e cultura. Após criteriosa avaliação, foi escolhida ser a Sinhazinha da Fazenda do Boi Garantido para 2021.

Adriano Paketá – Pajé

Adriano Jorge Simas da Silva tem 34 anos de idade e é natural de Parintins (AM). É coreógrafo do Boi Garantido e graduando do curso de administração. Possui cursos de oficina de dança no Boi Garantido, oficina de dança no Liceu de artes Cláudio Santoro - unidade Parintins. Possui ainda oficina de dança pelo Instituto Federal de Fortaleza, oficina de dança pela Universidade Federal do Ceará. E ainda oficina de dança na Universidade Federal de Ouro Preto. Paketá como é carinhosamente chamado, é outro exemplo de superação. Vem da base vermelha e branca e por anos foi figurante dos espetáculos de arena do ‘Boi do Povão’. Em 2019 assumiu o cargo de pajé, substituindo à altura, o inesquecível pajé André Nascimento.

Denildo Piçanã – Tripa do Boi

Denildo José Matos Ribeiro, o Piçanã, tem 47anos e é natural de Parintins (AM). É artista plástico e há 24 anos enverga o touro branco como um manto reluzente e uma segunda pele. Competente, é ele mesmo quem confecciona os bois que vão à arena. Seu traço artístico é delicado e ao mesmo tempo forte. É exímio em construir os bois-brinquedo, dando um toque de magia e encantamento ao Garantido seja ele de barra branca ou vermelha.

Batista – Tripa do Boi

José Raimundo Batista da Silva tem 38 de idade é natural de Parintins (AM). Residente em Manaus, é microempresário na área do transporte de carga. Atualmente cursa fisioterapia. Foi tripa substituto por 13 anos e agora assume como tripa oficial. Batista como é carinhosamente chamado pela torcida encarnada, é um artista que conseguiu impor seu estilo ao manejar o touro branco. Sua técnica suave, faz com que Batista imprima um toque carinhoso e singelo aos movimentos do boi. Praticamente tatuado em pele pelo Garantido, Batista assume agora como tripa oficial.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes