Ir para o conteúdo

Boi Garantido é campeão do 54º Festival Folclórico de Parintins

A abordagem das lutas, das alegrias e da liberdade do povo brasileiro na temática “Nós, o Povo”, deram ao Boi Bumbá Garantido o título de Campeão do 54º Festival Folclórico de Parintins e o 32º Título da História do Boi fundado por Lindolfo Monteverde. A apuração foi concluída pouco depois das 17 horas e milhares de torcedores invadiram as ruas da Ilha Tupinambarana para comemorar a volta da título para a Cidade Garantido.

Foram 1.258,4 pontos para Touro Branco do São José Operário, contra 1.257,6 para Boi Caprichoso, com uma diferença de 0,8 décimos em favor dos camisa encarnada. A galera vermelha também conquistou o título de melhor galera do festival, com 90 pontos, contra 89,6 atribuídos à galera azul e branca do boi Caprichoso.

A vitória do Garantido foi pré-anunciada ainda em meio aos trabalhos de apuração da última planilha de votação da noite de 30 de junho, por conta da somatória dos pontos paralela à mesa de apuração oficial. A galera vermelha que se concentrava na arquibancada a do Bumbódromo explodiu aos gritos de “campeão”.

A vitória do Boi do São José veio em meio a uma série de dificuldades na execução do projeto de arena, com problemas verificados por qrtistas, dirigentes e torcedores que acompanharam as apresentações nas noites de 28, 29 e 30 de junho.

O presidente Fábio Cardoso comemorou dizendo que o título é fruto de união e competência do grupo que construiu u  boi campeão.

Segundo a história dos dirigentes vermelhos, é o 32º título conquistado no Festival pela turma da Baixa do São José.  Uma multidão acompanhou a carreata com o troféu conduzido por dirigentes e torcedores até o curral Lindolfo Monteverde da Cidade Garantido.

No clima da Apuração

Na pontuação da primeira noite os jurados equilibraram a disputa  com o empate dos dois bumbás, com 419,2 pontos. Os números indicados nos primeiros momentos da apuração apresentaram vantagem que levariam à vitória do Garantido, mas a sequência das notas mudou este quadro e ao final da contagem das notas da noite de 28 de junho estava tudo igual.

O clima das galeras nas arquibancadas do Bumbódromo era de expectativa, mas não faltaram os gritos e vibração a cada nota anunciada.  Moral para a nação azul aqui, moral para a nação vermelha ali.

A vitória vermelha começou se alinhar no final da apuração das notas da segunda noite, quando a diferença de pontos registrada foi de 0,6 décimos de vantagem para o povo da Baixa do São José. Com 419,6 pontos o Garantido venceu a noite contra 419 pontos do contrário.  No compito geral a vantagem era de seis décimos.

Na apuração da terceira noite veio a certeza do retorno do título ao povo avermelhado. Antes do final da apuração um grito de dirigentes do Garantido e o alvoroço de repórteres quebrou o ritmo dos trabalhos na sala de imprensa do Bumbódromo. “Pode festejar”, assegurou um repórter, enquanto o presidente Fábio Cardoso dava a primeira entrevista como campeão de 2019.

Depois dos pedidos da mesa de apuração para que a imprensa propiciasse a conclusão dos serviços veio o resultado da noite. Os números foram de 419,6 pontos para o Garantido e 419,4 para o Caprichoso. No total geral das três noites seis décimos de diferença deram ao garantido o título do Centenário dos Bumbás. A totalização geral das notas das três noites da disputa indicou 1.258,4 pontos atribuídos ao Garantido, contra 1.257,6 do Boi Caprichoso.

Texto: Floriano Lins (Parintins- AM)

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes