Ir para o conteúdo

Boi Caprichoso: Conheça o Livro Premiado sobre o Boi Bumbá

Toda essa história e representatividade é contada no livro “Caprichoso: uma História em Quadrinhos” que recebeu, em novembro (17/11), o 9º Prêmio ABEU 2023,

A obra foi desenvolvida pelo Centro de Documentação e Memória (Cedem), do Boi Caprichoso

A história e representatividade do Boi Caprichoso é contada no livro “Caprichoso: uma História em Quadrinhos” que recebeu o 9º Prêmio ABEU 2023, em novembro. Confira!

Exploração do Universo do Boi Caprichoso

Segundo a história, o Boi Caprichoso foi fundado em 1913 pelas famílias nordestinas, Cid e Gonzaga. A brincadeira nasceu nos quintais de casa e logo ganhou as ruas de Parintins e em desafios ao boi Garantido.

O boi azulado cresceu e conquistou moradores e trabalhadores do bairro da Francesa, em Parintins. Em 1966,  ocorreu o primeiro festival folclórico no município, onde os dois bois foram convidados.

História e Representatividade do Boi Bumbá

De lá para cá, o boi Caprichoso traz em suas toadas e narrativas, a história e representatividade do povo parintinense, dos índios e amazônidas, como a toada “Tribos Brasil”, composta por Carlos Kaita e outros:

“Tenho a cara pintada, a alma azulada, de um povo aguerrido, de um povo valente, de um povo guerreiro, de um povo brasil”

Ao longo dos anos, ambos os bois revolucionaram a apresentação do Festival Folclórico de Parintins, com lendas da Amazônia e com a presença dos itens, que figuram: pajés, cunhã-porangas, amo do boi, sinhazinha da fazenda, etc.

Detalhes e Reconhecimento do Livro Premiado

Toda essa história e representatividade é contada no livro “Caprichoso: uma História em Quadrinhos” que recebeu, em novembro (17/11),  o 9º Prêmio ABEU 2023, promovido pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias, em São Paulo. Esta premiação consagra as melhores edições anuais, entre livros acadêmicos e científicos, visando a democratização do conhecimento.

A obra foi desenvolvida pelo Centro de Documentação e Memória (Cedem), do Boi Caprichoso, coordenado pelo professor Diego Omar da Silveira, e pelos artistas do Estúdio Buriti – Artes e Quadrinhos de Parintins: Levi Gama, Rafa Pimentel, Joneuber Vasconcelos, Kedson Oliveira e Ananda Cid.

“Esse prêmio para nós é muito importante, principalmente por sua origem. É um reconhecimento de uma associação séria, que valoriza boas práticas editoriais de editoras universitárias no Brasil”, afirmou o professor.

Livro do Boi Caprichoso é premiado (Foto:Divulgação/Michel Amazonas)

Contribuição Cultural para a Tradição do Festival

O livro infanto-juvenil, conta a história do boi bumbá azulado e é fonte para salvar e manter a tradição viva, na população mais jovem. De acordo com o professor, esta obra faz parte de uma construção da política de memória, com ações de salvaguarda.

“Isso foi despertado no Caprichoso pela necessidade, inclusive, de criarmos materiais e suportes que atendessem também a esse público infanto-juvenil. Daí nasceu essa história em quadrinhos, e outras certamente virão. Porque nos sentimos ainda mais motivados, ainda mais estimulados a produzir, com um prêmio dessa envergadura”, concluiu.

“Caprichoso: uma história em quadrinhos” reforça ainda os saberes locais de Parintins e contribui para que as novas gerações se reconheçam como parte da história, da cultura e da identidade amazônica.

O livro faz parte da coleção “Bumbás de Parintins, nosso Patrimônio” e pode ser adquirido por meio da Editora UEA.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes