Ir para o conteúdo

Blitz apreende veículos utilizados no transporte clandestino

Uma blitz, realizada na manhã desta segunda-feira, 19, resultou na apreensão de dezoito veículos que realizavam transporte irregular de passageiros nas zonas Leste e Norte da cidade. Fiscais da SMTU (Superintendência Municipal de Transportes Urbanos) flagraram 17 motocicletas usadas no transporte clandestino e um veículo escolar com documentação irregular.

As primeiras ações aconteceram na zona Norte da capital, onde a fiscalização abordou motociclistas fazendo serviço de mototáxi sem autorização da SMTU. A ação percorreu ruas dos bairros Cidade Nova, Amazonino Mendes e Novo Aleixo. As abordagens contaram com apoio de agentes de trânsito do Manaustrans (Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito) e policiais do BPtran (Batalhão de Policiamento de Trânsito).

Na zona Leste de Manaus, a fiscalização percorreu ruas dos bairros São José, Tancredo Neves e Zumbi. Na avenida Cosme Ferreira, foi montada uma blitz em que foram fiscalizados micro-ônibus dos modais Executivos e Alternativos, além de táxis e mototáxis.

“Quando combatemos o transporte clandestino, valorizamos aqueles que cumprem todos os requisitos para fazer o transporte regular e de acordo com a legislação. A atuação da prefeitura está intensificada em toda a cidade”, destacou o superintendente da SMTU, Franclides Ribeiro.

Saldo

Em 2017, a SMTU realizou apreensões de 2.197 veículos, um aumento de 164% em comparação com o total de apreensões de 2016, quando foram registradas 831.

As motocicletas usadas para fazer transporte clandestino de passageiros contabilizam a maior parte das apreensões com 1.394 veículos encaminhados ao parqueamento da SMTU em 2017. Os táxis com problemas de documentação foram o segundo maior motivo de apreensões, com 298 veículos flagrados pelos fiscais da Superintendência. Em terceiro lugar no número de apreensões, aparecem os veículos de passeio, fazendo transporte clandestino, categoria que soma 167 veículos apreendidos. Os veículos dos sistemas de transporte Executivo e Alternativo somam 142 apreensões.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes