BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Bemolthon 2021 busca soluções criativas para gestão de resíduos eletrônicos


Estão abertas para o público interessado em soluções tecnológicas até o dia 20 de outubro, as inscrições para o Bemolthon 2021. O Bemolthon, Edição Logística Reversa, é uma maratona de desenvolvimento de soluções criativas para a gestão de resíduos eletrônicos promovida pela Bemol Digital, que tem como objetivo estimular a participação de colaboradores de todas as áreas da Bemol e do público externo interessado em fornecer soluções à empresa e acontece nos dias 29, 30 e 31 deste mês.

Nesta edição, o foco será exclusivamente nos desafios voltados à gestão de resíduos eletrônicos, visando possibilitar o gerenciamento desses resíduos para os clientes Bemol. O evento será realizado no Casarão de Inovação Cassina, localizado na rua Bernardo Ramos, no Centro de Manaus, com abertura online e três dias de atividades presenciais seguindo os protocolos sanitários exigidos para o combate a Covid-19.

O conceito de Logística Reversa foi implementado pela Lei Federal 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Nela, fabricantes, transportadoras e clientes passaram a ser responsabilizados pelo correto retorno dos produtos descartados pelos consumidores visando amenizar o impacto ambiental gerado.

Para Mariana Leite, Gerente de Negócios e ESG da Bemol, o evento faz reflexões importantes sobre como podemos discutir a vida útil dos recursos tecnológicos sem ignorar o impacto desses dispositivos no meio ambiente e comunidades. "Nesta edição do Bemolthon trazemos um tema importante para as discussões da economia circular, onde podemos nos aprofundar através da logística reversa acerca da vida útil dos recursos, na correta destinação de materiais e equipamentos e possível aproveitamento”, afirmou Mariana.

“Diferente das outras edições com foco em tecnologia, o Bemolthon Logística Reversa traz uma jornada de cocriação entre diferentes áreas do conhecimento que inclui: sustentabilidade, negócios, inovação e muito aprendizado para a comunidade multidisciplinar de profissionais, estudantes e a sociedade em geral. A Bemol está cada vez mais se conectando com as boas práticas da estratégia de ESG e acredita que através de eventos como esse é possível aprender e construir em conjunto”, conclui a  Gerente de Negócios e ESG.

A Bemol Digital, provedora da frente tecnológica da Bemol, é a organizadora do evento que irá disponibilizar 56 vagas para a competição. As inscrições para colaboradores podem ser feitas individualmente ou em equipes de até quatro pessoas e serão encerradas nesta sexta-feira (15). No caso de equipes, o formulário deve ser preenchido pelo representante da equipe com os dados de todos os membros.

Já para o público externo, as inscrições têm início nesta quarta-feira (13) e encerram no dia 20 deste mês e devem ser feitas individualmente. Os participantes serão inseridos nas equipes internas para que desenvolvam juntos as próximas etapas da construção do projeto. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 22 deste mês. Todos os inscritos deverão enviar o comprovante de vacinação retirado do aplicativo Conecte SUS e não é necessário experiência ou formação prévia em áreas específicas.

A participação para o desafio será realizada por equipes de no mínimo quatro e no máximo cinco participantes cada, compostas pela junção dos colaboradores com o público externo. Ou seja, os times formados inicialmente apenas por colaboradores terão participantes externos inseridos para formação de uma nova equipe composta por quatro a cinco pessoas. Essa nova formação será feita no primeiro dia de evento.

Após as inscrições internas e externas das ideias, elas passarão por uma seleção feita pela Comissão Avaliadora. As equipes finais que atuarão durante os dias do evento serão formadas no primeiro dia do Bemolthon. Nela, além da formação das equipes, serão passados os detalhes do evento e apresentação dos mentores que poderão dar apoio às equipes durante o evento.

Nos três dias de evento presencial serão fornecidos alimentação, bebida e materiais básicos (papel, caneta, post-it e fita adesiva) além da infraestrutura, equipe de suporte e mentores para o desenvolvimento do projeto. Equipamentos eletrônicos como notebooks devem ser levados pelos membros da equipe. O projeto construído deverá ser apresentado no último dia de evento (31) para os jurados que irão eleger as três equipes vencedoras a receberem as premiações.

Premiação

A premiação das equipes será feita em Vale-Crédito, sendo o primeiro lugar $5.000,00; o segundo R$3.000,00 e o terceiro R$1.000,00. Os prêmios serão divididos igualmente entre os membros da equipe e pagos individualmente. Os prêmios serão entregues em até 30 dias úteis após a data da divulgação dos resultados.

Para realizar as inscrição, consultar o edital e acompanhar todos os detalhes da programação Bemolthon 2021 você pode acessar o site.

Redação

Redação

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.

Manaus