Ir para o conteúdo

Belarmino Lins pede a ativação de portos federais no Estado

Em Moção de Apelo aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Belarmino Lins (PP) pede ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e ao diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Antônio Leite dos Santos Filho, a urgente anulação do processo de desativação de sete portos federais no Estado.

Na Moção, também encaminhada aos membros da bancada federal amazonense no Congresso Nacional, Belarmino diz que o Amazonas, por sua reconhecida diferenciação geográfica em relação aos demais estados nacionais, deve ser tratado de forma especial pelo Governo Federal. Por isso, ele chama a atenção do ministro Tarcísio Freitas para o equívoco que foi a desativação dos portos.

A medida ministerial, de acordo com o líder progressista na Aleam, provocou a demissão de 60% dos servidores que operavam nos terminais hidroviários. “A medida penalizou duramente os municípios de Iranduba, Borba, Nova Olinda do Norte, Santa Isabel do Rio Negro, Canutama, Coari e Itacoatiara”, destaca o deputado, observando que o Porto de Itacoatiara, que custou R$ 65 milhões e foi inaugurado há quatro meses, é da maior importância estratégica para o transporte de grãos do Brasil para o mundo.

“Acredito que os nossos senadores e deputados no Congresso saberão mover gestões junto ao Ministério da Infraestrutura em favor da anulação da absurda medida que desativou os portos federais no interior do Estado, e além do mais, argumenta Belarmino, pedimos também especial atenção aos demais portos construídos no Estado. Ao todo, são 44 portos abandonados à própria sorte, carentes de manutenção e com funcionários sofrendo com o não pagamento de seus salários”.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes