Ir para o conteúdo

'Bebê gigante' nasce com quase oito quilos em Parintins

Não é a primeira vez que nasce um ‘super bebê’ em Parintins. Em 2011, a dona de casa Cristiane Evangelista, de 31 anos, deu à luz um bebê de 6,120 kg e 56 cm.

O Hospital Padre Colombo, em Parintins (a 325 quilômetros de Manaus), viveu um dia histórico na quarta-feira (18). Nasceu na unidade de saúde um ‘super bebê’, com 7.328 quilogramas e 59 centímetros, que já é considerado o maior recém-nascido do Amazonas e um dos maiores do Brasil.

O bebê se chama Angerson Santos e veio ao mundo por volta das 11h15, de um parto cesáreo. Em 2021, nasceu na maternidade da Fundação Santa Casa do Pará, em Belém, um bebê pesando 7.038 Kg e medindo 61 cm, também no ranking de um dos maiores do país.

Angerson, de Parintins, é um GIG (grandes para idade gestacional), que são meninos que pesam mais de 4,2 quilogramas e possuem idade gestacional de 40 semanas (9 meses). Meninas que pesam mais de 4,1 quilogramas também são GIG.

Por meio de nota, o Hospital informou que a mãe do bebê, Cleidiane Santos dos Santos, de 27 anos, deu entrada na unidade de saúde na terça-feira (17), às 15:49, para consulta obstétrica com intuito de acompanhar a gestação.

foto do nascimento do bebê

Durante a consulta, foi constatado que a mãe estava gerando um bebê considerado como grande para idade gestacional. Nesta quarta, ela passou por parto via cesárea e o bebê Angerson nasceu com o peso de 7,328 kg e 59 centímetros.

Ainda conforme o hospital, o bebê segue estável em berço aquecido, “ativo e reativo, corado e em hidratação venosa por cateterismo umbilical em curso em bomba de infusão continua, em monitoramento cardíaco continuo, com funções fisiológicas presentes e membros sem anormalidades”.

Angerson ganhou de presente dos enfermeiros uma ‘árvores da vida’, confeccionada pela própria equipe, como todas as informações do nascimento e o ‘desenho real’ da sua placenta, colada em um papel.

O maior bebê do mundo é uma menina canadense, recordista do Guinness Book, que nasceu com 10 kg e 71 cm, segundo informações do site Sempre Família. Ela viveu apenas 11 horas. A mãe tinha 2,43 m de altura e o pai 2,36 m.

Campanha de arrecadação

O hospital lançou uma campanha para ajudar os pais de Angerson, já que eles descobriram que o enxoval comprado não vai servir na criança.

O serviço social da unidade está arrecadando fralda tamanho Extra G e roupas de bebê entre 9 meses e 1 ano.

Os pais da criança

OUTROS BEBÊS GIGANTES

Não é a primeira vez que nasce um ‘super bebê’ em Parintins. Em 2011, a dona de casa Cristiane Evangelista, de 31 anos, deu à luz um bebê de 6,120 kg e 56 cm. A criança nasceu de um parto cesariana.

Já em 2014, o município registrou o nascimento de um bebê pesando 6,740 kg e 57 cm de comprimento. A cabeleireira Ivanete Reis Freire, de 37 anos, deu à luz seu quarto filho, Pedro Aluízio.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes