Ir para o conteúdo

BBC diz que Braga e outros políticos usam ‘Exército Fake’ nas redes sociais

Às vésperas das eleições do próximo ano, o debate sobre campanhas eleitorais nas redes sociais norteia o cenário político. Reportagem do site BBC Brasil revela um exército de perfis falsos usado para influenciar eleitores. O esquema conta, inclusive, com empresas especializadas, que contratam funcionários para alimentar esses perfis e emitir opiniões com objetivo de manipular a opinião pública em temas diversos, de interesse do contratante.

De acordo com o texto da jornalista Juliana Gragnani, que apurou o tema ao longo de três meses, a estratégia de manipulação eleitoral e da opinião pública nas redes sociais seria similar à usada nas eleições americanas e já existe no Brasil desde 2012.

No período, a reportagem entrevistou quatro pessoas, supostos ex-funcionários de uma empresa, além de ter reunido “vasto material com o histórico da atividade online de mais de 100 supostos fakes e identificou 13 políticos que teriam se beneficiado da atividade”.

Políticos como os senadores Eduardo Braga (PMDB), Aécio Neves (PSDB-MG) e Renan Calheiros (PMDB-AL), além do atual presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), são apontados como beneficiados pelos serviços. No entanto, de acordo com o texto, “não há evidências de que os políticos soubessem que perfis falsos estavam sendo usados”.

Como exemplo do acompanhamento realizado, que leva às evidências, o texto mostra, no caso de Aécio, que perfis falsos publicaram “mensagens elogiosas ao candidato durante debate com Dilma Rousseff (PT) na campanha de 2014: “Aécio é o mais bem preparado””.

De acordo com o texto, em 2012, conforme informações obtidas pelo site, “o empresário carioca Eduardo Trevisan, proprietário da Facemedia, registrada como Face Comunicação On Line Ltda, teria começado a mobilizar um exército de perfis falsos, contratando até 40 pessoas espalhadas pelo Brasil que administrariam as contas para, sobretudo, atuar em campanhas políticas”. À reportagem, Trevisan nega a prática.

O senador Eduardo Braga disse desconhecer o uso de perfis falsos em suas páginas de redes sociais e afirmou que nunca ouviu falar da empresa Facemidia. Porém, é muito comum políticos não saberem, de fato, quais ferramentas são usadas por suas equipes de redes sociais no dia a dia.

Página de Braga no Facebook tem mais de 300 mil curtidas. Levantamento diz que muitos são falsos

 

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes