Ir para o conteúdo

Band Amazonas promove mais um debate entre candidatos à prefeitura de Manaus antes do 1º turno

Nesta quinta-feira, 12, a partir de 12h10min, os eleitores de Manaus vão ter mais uma oportunidade para conhecer as propostas de seus candidatos. Dos 11 candidatos a prefeito de Manaus em 2020, 9 estão aptos a participarem do debate da Band Amazonas e oito já confirmaram presença.

A confirmação da participação dos prefeituráveis nesse segundo embate ocorreu ainda no dia 1º de outubro durante o primeiro debate na emissora. Participam, por ordem alfabética, os candidatos: Alfredo Nascimento (PL), Amazonino Mendes (Podemos), Capitão Alberto Neto (Republicanos), Coronel Menezes (Patriota), David Almeida (Avante) José Ricardo (PT), Marcelo Amil (PCdoB), Romero Reis (Novo) e Ricardo Nicolau (PSD).

Para o Diretor-Geral da Band Amazonas, Diego Trajano, além da ousadia do novo formato, esse segundo confronto é algo inédito na TV amazonense "Mais uma grande ação que a Band Amazonas inovou neste ano. Fazer dois debates no primeiro turno é quase que inédito no estado. Fizemos o primeiro e vamos fazer outro no último dia possível em que eles podem aparecer na televisão. Esse formato inovador deixa o debate mais dinâmico", disse Trajano.

Primeiro debate entre os candidatos à prefeitura de Manaus no pleito de 2020

Novo formato atualizado

O debate será mediado pelo jornalista Neto Cavalcante, editor-chefe de jornalismo da emissora. O programa terá cinco blocos com os candidatos podendo discutir e apresentar propostas para os principais problemas da cidade com TEMA LIVRE. O primeiro e último blocos serão usados para apresentação dos candidatos e considerações finais. Cada candidato terá dois minutos (cronometrados) no segundo, terceiro e quarto blocos para duelos de ideias e propostas com os adversários. Um botão instalado no púlpito de cada candidato serve para controlar o tempo dos duelos.

Um sorteio realizado no estúdio define qual candidato inicia a escolha de adversários para o debate. Cada candidato só pode ser escolhido uma vez. O candidato sorteado, que abriu os embates, só pode ser desafiado pelo último candidato disponível para o duelo. Assim é mantida a rotatividade e assegurada participação igualitária de todos os candidatos presentes.

O cronômetro vai ser colocado na tela assim que autorizado pelo mediador do debate. A contagem regressiva começa quando o candidato que tem a palavra inicia a fala. Ao término da fala, o candidato aperta o botão para passar a palavra ao adversário. Uma luz verde acoplada ao botão, identifica qual candidato está com a palavra garantida.

Durante os duelos, os candidatos podem falar de temas variados, fazer perguntas e responder questionamentos obedecendo as regras de não ofender a honra do adversário. O objetivo é dar maior dinamismo ao debate e deixar os candidatos mais à vontade, no controle total do próprio tempo.

Direito de resposta: em caso de ofensa pessoal, o candidato poderá solicitar direito de resposta por meio de sua equipe jurídica. O pedido é avaliado por uma comissão de advogados indicados pela OAB-Amazonas. Na hipótese de deferimento do pedido de resposta, será concedido tempo de um minuto para o candidato ofendido.

Segurança Sanitária

Devido à pandemia da Covid-19, a estrutura da Band Amazonas passa por sanitização regularmente. Um novo procedimento de desinfecção será feito no dia anterior ao programa, assim como foi no último debate. Além disso, os estúdios e as salas ficarão lacrados até a chegada dos candidatos. Cada candidato poderá levar até 3 assessores.

O distanciamento social será observado dentro do estúdio e os púlpitos contarão com frascos de álcool em gel. A cada participação, os púlpitos são higienizados e os candidatos são obrigados a ficar com a máscara durante o debate, só podendo retirá-la, caso queiram, ao se posicionar no púlpito.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes