BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Banco Central lança novo site para consultar dinheiro ‘esquecido’ nos bancos



O Banco Central (BC) criou um novo site exclusivo para a consulta do ‘dinheiro esquecido’ em bancos, que soma cerca de R$ 8 bilhões. As consultas ao Sistema de Valores a Receber (SVR) serão retomadas no dia 14 de fevereiro e contarão com um espaço específico para tal.

As consultas serão feitas no site  valoresareceber.bcb.gov.br. Todo o relacionamento do cidadão com o SVR será feito nesse espaço e não haverá possibilidade de consulta no site principal do BC. Inicialmente, o sistema havia saído do ar em janeiro devido a sobrecarga de acessos, mas o montante sacado chegou a R$ 900 mil.

O novo sistema traz um passo-a-passo de como fazer o resgate de valores. Uma mudança importante é que não será mais possível acessar o SRV com o login Registrato, como ocorreu na primeira etapa da consulta. Agora, a exigência é que a pessoa possua um login na plataforma Gov.br, nível prata ou ouro, para acessar o SRV.

O BC explica que no momento em que fizer a consulta pelo novo site, o cidadão saberá se tem algum valor a receber. Caso tenha algum ‘dinheiro esquecido’, ele receberá as datas para conhecer os valores e solicitar a transferência a partir do dia 7 de março.

A recomendação da autoridade monetária é de que o cidadão retome o acesso no site na data informada. Caso não cumpra esse prazo, a pessoa terá de fazer nova consulta para receber outra data para pedir o resgate.

O BC diz que não é preciso se preocupar com uma eventual perda do prazo para solicitação, porque o acesso ao site pode ser feito a qualquer momento, bem como uma nova solicitação de agendamento.

“O cidadão nunca perde o direito sobre os valores em seu nome. As instituições financeiras guardarão esses recursos pelo tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite a devolução”, diz o BC em nota.

Créditos: Portal iG

Redação

Redação

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.

Manaus