BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Bananinha frita de saco não transmite tuberculose


A mensagem que está circulando pelas redes sociais e que diz para pessoas pararem de comer ‘bananinha frita’ é falsa. “Não comam batatinhas de saquinhos feitos aqui em Manaus. Está sendo transmitida tuberculose através do sopro que as pessoas dão no saquinho. No sopro sai a saliva e daí fica o vítulo”, diz a mensagem disseminada principalmente pelo Whataspp.

A Fundação de Medicina Tropical relatou que a nota contém informações totalmente equivocadas e ainda faz um alerta para que as pessoas não compartilhem o conteúdo.

No comunicado, a fundação também esclarece que a tuberculose não é transmitida através do consumo de qualquer alimento e que é uma doença causada por microbactérias – e não por vírus, como diz a nota.

A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, através de gotículas da tosse, fala ou espirro, eliminadas por indivíduos com tuberculose – pulmonar ou da laringe – ativa (sem tratamento).

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.