BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Bailoterapia anima Abrigo do Coroado e muda astral de refugiados


De segunda a sexta-feira, às 15h30, a música e a dança tomam conta do Abrigo do Coroado, coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), localizado na avenida Cosme Ferreira, no Coroado, zona leste de Manaus. A bailoterapia, um misto de atividade aeróbica com passos de dança típica ao som de músicas caribenhas, é a forma saudável e divertida como os 110 abrigados vêm enfrentando o isolamento social em tempos de pandemia pela Covid-19.

Adotada como atividade ocupacional para os abrigados, que passaram a seguir as recomendações do isolamento social como forma de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, a bailoterapia tem sido uma alternativa lúdica criativa que resulta em benefícios físicos, pois promove a melhora do sistema cardiovascular e a redução de peso corporal, e emocionais, porque reforça os vínculos entre os acolhidos.

A diretora da unidade, Darcy Ramos Amorim, explica que a iniciativa de promover a bailoterapia surgiu de dois abrigados, que tiveram a sensibilidade de ver o quanto a rotina sem atividades podia prejudicar o estado emocional dos ocupantes.

Muito tempo livre e sem poder sair. Diante dessa situação, o acolhido Juan Farina sentiu um incômodo e, ao mesmo tempo, um estímulo para criar uma atividade ocupacional. Sua esposa, Rosalba Mudarra, é professora de dança, e da união de esforços dos dois nasceu a atividade lúdica que tem tornado as tardes mais alegres no Abrigo do Coroado.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.