BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Autores


Mário Adolfo Aryce de Castro nasceu em Manaus, é jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM)  e entrou para o jornalismo aos 15 anos desenhando história  em quadrinhos para o suplemento infantil A NOTICIAZINHA, do jornal A Notícia. Em 1976 foi contratado pelo jornal A CRÍTICA, onde foi repórter especial, cartunista e editor do suplemento infantil CURUMIM criado por ele, em 1983.

No ano de 1987 se transferiu para o jornal Amazonas em Tempo, onde entrou como repórter e logo em seguida assumiu os cargos de Editor Assistente, Editor Executivo e Diretor de Redação, posto onde permaneceu até  2016, quando se desligou do jornal.

Mário Adolfo é um dos mais premiados jornalistas de Manaus. Ganhou o  Prêmio Esso por duas vezes, em 1984 (A corrida do ouro no Amazonas) e 1997 (Expedição Quilombo).  Ganhou também o prêmio caixa Econômica de Jornalismo Social (1995), Menção Honrosa no prêmio Ayrton Senna (2000), Prêmio Confederação Nacional da Indústria (CNI) 2014 e Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo (2016).

O jornalista tem oito livros publicados — O Dia da Abertura (1979), O Que dá Pra Rir dá Pra Chorar (1984), Curumim o Último Herói da Amazônia (1992), A,E,I, Ópera (2000), Conversa Pra Boi Dormir (2001), Meu Bloco na Rua (2008), Meu Amigo Livro (2012) e Arthur Virgílio Filho – Perfil Parlamentar (2014).

Como compositor, Mário Adolfo ganhou o Festival de Marchinhas de Carnaval do Manaus Plaza Shopping de 2011, 2012 e 2013, além de ser autor de seis sambas-de-enredo para o G.R.E.S Andanças de Ciganos e de  14 marchinhas para a Banda Independente e Confraria do Armando (BICA), a mais tradicional banda carnavalesca de Manaus.

Mário Adolfo

Mário Adolfo Filho é jornalista formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pós graduando em mídias digitais pela Faculdade Estácio. Atua desde 2003, quando começou como repórter do jornal O Estado do Amazonas. Em 2005 se transferiu para o jornal Correio Amazonense, atuando como repórter e editor de cadernos suplementares. No mesmo ano também integrou a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

Em 2007 foi para o jornal A Crítica, primeiro atuando como repórter de esportes e depois de cidades. De 2007 até 2010 também fez parte do quadro de servidores da Câmara dos Deputados, trabalhando como assessor parlamentar com base em Manaus. E neste mesmo período ainda foi correspondente local do Portal Terra.

Em 2008 transferiu-se para o jornal Diário do Amazonas, onde participou da criação do jornal popular DEZ Minutos como editor executivo. Em menos de um ano, o DEZ foi apontado pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC) como o oitavo jornal mais vendido do Brasil e referência nas regiões Norte e Nordeste. Na mesma empresa também participou como colaborador da criação do Portal D24AM, hoje uma das referências no jornalismo online do Amazonas.

Deixou o DEZ em 2013 para trabalhar como editor auxiliar na Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) da Prefeitura de Manaus. Em dezembro de 2013 tornou-se subsecretário de Comunicação, passando a acompanhar mais de perto o trabalho do prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB). Em 2016 coordenou a equipe de jornalismo da campanha de reeleição de Arthur, tendo sucesso. Voltou à Semcom, ainda como subsecretário e, posteriormente, como gestor de mídias sociais do poder executivo municipal.

Em outubro de 2016 deixou a Prefeitura de Manaus para se dedicar ao Blog do Mário Adolfo como editor-executivo e ao Portal Toda Hora, como diretor de redação.

Como jornalista também tem experiência na cobertura do Festival Folclórico de Parintins, onde já realizou mais de 15 coberturas – 10 anos como repórter em diversos veículos e três anos como chefe de equipe pela Rede Diário. Ama o jornalismo e é apaixonado pelo Botafogo.

Mário Adolfo Filho
Mário Adolfo Filho

Marcus Vinícius Pessoa Aryce de Castro é publicitário há mais de 10 anos, formado na UniNorte (Centro Universitário do Norte). Criativo nato, trabalhou em importantes agências de Manaus, como Jobast, R2 Ideias, Digital Comunicação e VR Assessoria. Tem o dom das grandes ideias, já ganhou Ouro no Prêmio Amazonense de Propaganda, além de ter material publicado em revista internacional. Gosta do bom samba e de futebol. Botafoguense roxo e apaixonado pela vida.

Marcus Vinícius Pessôa
Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.