BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Ausência de doadores faz estoque de sangue do Hemoam cair 62%



A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) registrou queda de 62% no estoque de sangue, nesta segunda-feira (07/02). O abastecimento crítico é uma ameaça ao atendimento de transfusão na rede pública e privada de saúde. Para reverter a situação, o hemocentro convoca doadores de todos os tipos sanguíneos para realizarem doação.

A média de comparecimento atual está em 140 doadores por dia. Para regularizar o estoque, são necessárias 250 doações/dia.

O esvaziamento do estoque é atribuído ao surto de Covid-19 e demais síndromes respiratórias. Quem testou positivo para Covid, mesmo que leve ou assintomático, só pode doar depois de dez dias, desde que não esteja com nenhum sintoma. Quem teve contato com pessoas que testaram positivo deve esperar sete dias, contados a partir do último dia desse contato. Quem teve gripe fica sem poder doar por sete dias.

Para ser doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar a partir de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. O Hemoam funciona de segunda à sexta, das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, 4.397, bairro Chapada.

Redação

Redação

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.

Manaus