BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Até agosto, 17,9 milhões de pessoas fizeram teste do coronavírus, diz IBGE


Em todo o Brasil, 17,9 milhões de pessoas fizeram algum teste para saber se estavam infectadas pelo coronavírus até agosto, o equivalente a 8,5% da população. Até julho, esse número estava em 13,3 milhões de pessoas, ou 6,3% da população. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19) mensal, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os que fizeram testes, 3,9 milhões (21,6%) testaram positivo, de acordo com a pesquisa amostral.

Entre os homens, 8,3% fizeram teste de covid-19, contra uma fatia de 8,7% das mulheres. Por grupos de idade, o maior porcentual de testados foi de 30 a 59 anos de idade (11,9%), seguido pelo grupo de 20 a 29 anos (9,5%). Entre as pessoas de 60 anos ou mais de idade, 7,3% realizaram algum teste.

Segundo o IBGE, quanto maior o nível de escolaridade, maior foi o porcentual de pessoas testadas: entre as pessoas com ensino fundamental incompleto, 4,4% foram testadas, ante uma taxa de 17,9% entre aqueles com superior completo ou pós graduação.

Quanto maior o rendimento, maior a testagem. Entre os 10% com maior renda domiciliar per capita, 18,0% fizeram algum teste. Entre os 20% mais pobres, esse porcentual não alcançou 5,0%.

A Unidade da Federação com o maior porcentual de testes realizados foi o Distrito Federal (19,4%), seguida por Piauí (14,4%) e Roraima (12,0%). Por outro lado, Pernambuco registrou o menor porcentual (5,8%), seguido por Acre (6,0%) e Minas Gerais (6,1%).

Fonte: Estadão Conteúdo

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.