Ir para o conteúdo

Até abril, PC indiciou 67 por receptação de celular roubado e recuperou 194 aparelhos

Nos quatro primeiros meses deste ano, a Polícia Civil do Amazonas indiciou 67 pessoas pelo crime de receptação de celulares roubados. No mesmo período, o trabalho realizado por Distritos Integrados de Polícia (DIPs) das zonas leste, sul e centro-sul de Manaus conseguiu recuperar 194 aparelhos roubados e devolvê-los aos seus proprietários.

O rastreio de celulares roubados vem sendo desenvolvido pela polícia em parceria com as empresas telefônicas desde 2013, após a Lei 2.830/2013, que trata da investigação criminal conduzida por delegado de polícia. A lei deu poder ao delegado de solicitar cadastro das operadoras, independente de decisão judicial, o que facilita o trâmite.

Dos equipamentos devolvidos, o 12º DIP, no bairro Parque das Laranjeiras, zona centro-sul, recuperou a maior parte. Ao todo, 126 celulares foram devolvidos aos donos. Em oito delegacias da zona leste, 65 aparelhos foram devolvidos aos seus proprietários. O 7º DIP, no São Lázaro, localizou e devolveu seis aparelhos telefônicos.

De acordo com o delegado Antônio Rondon, titular do 11º Distrito Integrado de Polícia (DIP), a vítima deve procurar a delegacia mais próxima do lugar onde ocorreu o crime para registar o furto ou roubo. É necessário ter em mãos a caixa ou a nota fiscal para comprovar a propriedade, e também o IMEI. A polícia entra em contato com as empresas telefônicas para saber se o equipamento está sendo usado.

Segundo o delegado, o cidadão precisa exigir nota fiscal ao comprar equipamentos de terceiros. Aqueles que compram produtos por valores abaixo de mercado podem até ser indiciados por receptação culposa, por ser presumível a origem suspeita do bem.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes