Ir para o conteúdo

Arthur Virgílio manda recado direto a general Pazuello

Em entrevista à CNN, nesta sexta-feira, 1º de maio, o prefeito Arthur Virgílio (PSDB) foi uma águia na defesa do Amazonas e principalmente da cidade que governa, Manaus. O prefeito cobrou a ajuda do governo federal e disse que capital e Estado precisam de mais atenção e menos burocracia.

— Não podemos aguardar equipamentos a vida inteira –, disse Arthur.

Ele também disse à CNN que “me enviaram caixões e estou recusando, mandando devolver”.

— Porque não é disso que precisamos. Queremos medicamentos, EPIs, e o que for necessário para enfrentarmos essa pandemia —, repudiou.

Com respostas incisivas, seguras e carregada de emoção, o prefeito mandou um recado ao Ministério da Saúde e ao general Eduardo Pazuello, novo secretário-executivo do Ministério que identificou como “daqui da terra”, por ele ter exercido o comando da12ª Região Militar, em Manaus.

— Quero ale nos atenda com o que está na lista de equipamentos que precisamos para combater a pandemia.

Manaus não se rende

A gente quer instrumentos de proteção individual, a gente quer tomógrafos, remédios, roupas,  coisas que são necessárias “pra gente enfrentar a luta”.

— Quem vai enfrentar a luta?  Aqui sou, somos nós do jeito que der,  sem Manaus jamais se render.

Fila de espera

Um âncora sugeriu que Arthur não deveria esperar mais pelo posicionamento do general,  mas cobrar o quando antes, “afinal de contas ele é daí” e conhece a realidade.

— Primeiro, eu cobro, E já tive conversas muita sinceras com ele. Aliás eu tenho muita dificuldade em não ter conversas fora da sinceridade. Recebi promessas e compromissos assumidos – respondeu Virgílio.

Recado claro

Mas à frente, o prefeito disse que na lista encaminhada ao Ministério da Saúde não tem nada de absurdo.

— Eu estou aguardando que o general Pazuello me diga. Ligar pra ele eu posso ligar em seguida, mas acredito que estou passado um recado muito claro  a ele e ao Ministério da Saúde, através da CNN.

Sem rapapé

E disse que não tem que ter muito o que discutir.

— Não tem que ter rapapé, abraço pra cá, abraço pra acolá, porque até o abraço está proibido. Não tem que abraçar. É simplesmente  ver a nossa lista e atender o que está ali. Não tem nada de absurdo.

Homem de logística

Arthur apelou para que “não esqueçam o que nós estamos vivendo aqui”. Mas não ficaria bem ele “ficar ligando todo dia” para o general.

— Ele é agradável e com a fama de ser um homem de logística. Então, que mostre agora, na sua terra, que é um homem de logística, e entupa isso aqui de equipamentos que nós pedimos

Estima pessoal

Arthur pediu entendimento e compreensão para o momento que Manaus está vivendo.

— E muita responsabilidade pública e agilidade. Boa vontade  o Pazuello tem. Não tenho dúvida disso. Tenho estima pessoal por ele.

Pazuello é o '02' no Ministério da Saúde 

Primeiro Manaus

No entanto, o tucano de Manaus advertiu que, se tiver que ser muito sincero, a estima pessoal pelo general é imensa, “mas eu tenho muito mais estima pelo povo de Manaus do que por qualquer pessoa, por ele ou por todas as demais pessoas juntas”.

Vive de escolhas

O prefeito deixou claro que esse sentimento é uma questão de opção.

— A gente  vive de escolhas. E eu sei fazer com muita clareza, como muita firmeza, as minhas escolhas! – disse.

Por que vala comum?

O senador Plínio Valério (PSDB–AM) protestou contra  o sepultamento dos mortos da Covid-19 em vala comum. O  tucano de Eirunepé disse que isso  é desnecessário. E explicou o porque:

— A   mesma escavadeira que faz a vala pode fazer as covas individuais.

Cutucada no Viana

Autor do pedido impeachment do governador Wilson Lima (PSC) e do vice, Carlos Almeida Filho (PTB), o presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas, Mario Vianna vem sendo acusado de ter ligações políticas e empresariais com adversários do governador.

A origem

Perito legista da Polícia Civil do Amazonas, ele foi cedido à Secretaria de Saúde do Amazonas de fevereiro de 2012 a fevereiro de 2015, no governo de Omar Aziz (PSD), atualmente senador.

Contrato no governo

O ICEA (Instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas), do qual Vianna é sócio, manteve contrato com o governo de fevereiro de 2011 até agosto de 2015.

Revogado

Em fevereiro de 2016, foi assinado novo contrato, de R$ 46 milhões, que deveria durar até 2021. No ano passado, porém, o contrato foi revogado pelo governo.

Garimpo criminoso

Uma megaoperação do Ibama feita no início de abril nas terras indígenas Apyterewa, Trincheira Bacajá e Kaiapó, no interior do Pará, flagrou campos de garimpo em plena atividade.

Degradação autorizada

Em março, houve um incremento de 29% nos alertas de desmatamento na Amazônia em comparação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Boa parte da degradação é causada por garimpeiros ilegais, que derrubam a mata fechada e contaminam os rios com mercúrio em busca dos minérios.

A lei da bala

Apesar de serem construídas no meio da floresta, a estruturas não são simples e contam com áreas de acampamentos e de escavação, além de maquinário pesado, cargas de combustível, aeroportos e pontes – tudo erguido às pressas e de forma ilegal. Guardas armados rondam as áreas e vigiam os garimpeiros, que muitas vezes trabalham em condições de extrema vulnerabilidade.

Salários antecipados

O Governo do Amazonas antecipou para esta terça-feira (05/05) o pagamento de servidores que receberiam na quarta (06/04). E adiantou para esta a segunda-feira (04/05) o salário dos profissionais ativos da saúde – incluindo fundações – e dos bombeiros e policiais militares.

Salários do Estado foram antecipados

Calendário alterado

O calendário de pagamento publicado no Decreto nº 41.757, de 30 de dezembro de 2019, prevê que os servidores recebam seus salários no segundo e terceiro dias úteis do mês. O salário de abril, conforme esse decreto, deveria ser depositado na terça (05/05) e quarta-feira (06/05).

Mirem-se no exemplo

Manaus, onde o isolamento nunca foi obedecido, bem que poderia seguir o exemplo de São Paulo. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) anunciou que, a partir desta segunda-feira (4), vias na cidade de São Paulo serão bloqueadas com o objetivo de diminuir a circulação de pessoas na capital. O bloqueio será feito em grandes avenidas de São Paulo durante o horário de pico da manhã, entre 7h e 9h, com a abertura de apenas uma faixa de rolamento para motoristas.

Carreata da morte

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro voltaram a desafiar a pandemia e desrespeitar os doentes e encamparam nesta sexta-feira (1º) mais uma carreata da morte – como vêm sendo chamado os protestos contra as medidas de isolamento social, Os bolsominions defendem, através do deboche,  o fim da quarentena, medida que vem sendo adotada no mundo inteiro para o combate ao coronavírus.

Carreata da morte 2

Com muito barulho, buzinaço e bandeiras do Brasil, motoristas pararam o trânsito na avenida Paulista, região com maio concentração de hospitais da capital paulista. Muitos chegaram a descer de seus carros e transitar no meio da via, causando aglomerações.

ÚLTIMA HORA

A agência de notícias estatal KCNA, da Coreia do Norte, disse no sábado (2, no horário local) que o líder Kim Jong-un participou de evento para marcar a conclusão de uma fábrica de fertilizantes em uma região ao norte da capital, Pyongyang, no primeiro relato sobre sua atividade pública desde 11 de abril. Desde que Kim perdeu as celebrações do aniversário de nascimento do fundador do Estado, Kim Il Sung, em 15 de abril, tem havido especulações sobre sua saúde.

Ditador reapareceu em fotos

ORGULHO

O garoto Callaghan McLaughlin, de 6 anos, criou uma banquinha para contar piadas e fazer os vizinhos rirem em quarentena. Ele queria uma banca de limonada, mas como não deu, por causa das restrições de isolamento, resolveu criar uma “stand by poke stand”, uma barraca para fazer as pessoas sorrirem, respeitando o distanciamento social. Nela, o menino que mora no Canadá, conta piadas baseadas em um livro infantil que ganhou da mãe, Kelsea, há 6 meses. E ele “trabalha” todo dia. O menino fica na banquinha, na entrada de casa, em Saanich, Colúmbia Britânica, por pelo menos uma hora, antes de fazer um intervalo para o almoço. E ele retorna ao posto à tarde para outro turno.

VERGONHA

Jair Renan Bolsonaro, o filho "04" do presidente Jair Bolsonaro, afirmou nesta Sexta-feira (1) em sua conta no Twitter que foi banido "para sempre" da Twitch, plataforma de streaming de jogos. Na última semana, ele chamou a covid-19 de "gripezinha" durante uma transmissão e afirmou que preferia "morrer transando do que tossindo". No tweet em que relatou a expulsão, Jair Renan postou a captura de tela de sua conta com o aviso de "conteúdo indisponível". Ele também inseriu uma montagem ironizando a plataforma, com a logomarca da Twitch ao lado de uma foice e um martelo, símbolos do comunismo, sob um fundo vermelho.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes