Ir para o conteúdo

Arthur determina demolição total da passarela da Torquato Tapajós

Presente com várias frentes de pronta resposta durante toda esta quarta-feira, 13/2, por conta das fortes chuvas, tão logo houve o desabamento parcial de uma passarela localizada na avenida Torquato Tapajós, zona Centro-Sul da capital, mais precisamente nas proximidades do Clube Municipal, agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), com apoio do Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas, iniciaram as primeiras medidas emergenciais para garantir a segurança da população e a fluidez no trânsito, considerando o fluxo intenso da via.

Ao tomar conhecimento do problema, o prefeito Arthur Virgílio Neto interrompeu sua agenda administrativa e foi ao ponto do incidente inspecionar os serviços. Ele determinou a total demolição da passarela, que apresentou queda na escadaria, por constatar que, devido ao avanço de estabelecimentos comerciais no leito do igarapé dos Franceses que passa sob a avenida, a estrutura precisa ser realocada. O prefeito também cobrou sérias punições aos responsáveis pelo crime ambiental.

“Para mim está caracterizado crime ambiental, inafiançável, do ponto de vista do Direito Penal e, sujeito a outras sanções, como perda da licença de funcionamento. O que vemos aqui é o igarapé estreitado por três fatores, sendo o principal deles a construção irregular do posto de combustível que fica ao lado da passarela, além de uma farmácia e de um galpão, que causaram o estreitamento no igarapé e, por isso, o volume de água foi corroendo a base da escada”, explicou o prefeito de Manaus, afirmando que, além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), irá recorrer ao Ministério Público Estadual (MPE-AM) para que o crime não fique impune.

Arthur frisou que a atual estrutura não corre risco de desabamento total, mas que o local onde está construída hoje se tornou inadequado. “Não posso corroborar com o erro. Vamos, juntos com a SMTU, decidir se a nova estrutura irá ser construída mais à frente ou atrás, mas está comprovado que onde está não é o lugar adequado”, reforçou. Equipes do Manaustrans e Seminf seguirão trabalhando pela madrugada até a total retirada da passarela. As faixas exclusivas do transporte coletivo das avenidas Torquato Tapajós e Constantino Nery seguem liberadas para os demais veículos até o final dos serviços de demolição no local.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes