Ir para o conteúdo

No aniversário de 52 anos da Zona Franca de Manaus, nesta quinta-feira, 28/2, o prefeito Arthur Virgílio Neto parabenizou o Polo Industrial por meio da sua página no Facebook, defendendo que a Amazônia é imprescindível para o Brasil.

Virgílio disse que existem vários motivos importantes para que o governo brasileiro possa  “apaixonadamente” apoiá-la.

“O modelo econômico garante equilíbrio ecológico, prestígio diplomático e paz militar ao País.”

Floresta

Para Arthur, os governantes precisam entender que a Zona Franca sustenta a floresta em pé. “A Organização Mundial do Comércio já sabe disso há tempos, aceitando, sem retaliar o Brasil, as condições fiscais excepcionais destinadas à ZFM”, citou.

Brancas nuvens

Mas a comemoração ficou por conta da Prefeitura. A Suframa mesmo não fez sequer uma solenidade para marcar a data.

Bons tempos

Foi-se o tempo em que a data bombava nos veículos de comunicação. As empresas multinacionais enchiam as cidade de outdoors comemorando o aniversário.

Coveiro ou salvador

Nos corredores da Suframa servidores andam meio ressabiados com o novo superintendente Alfredo Menezes.

X

Estão esperando para ver se ele será o Coveiro ou Salvador da Zona Franca.

Diagnóstico da saúde

O vice-governador, o secretário de Saúde Carlos Almeida, foi sabatinado pelos deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

X

Na pauta o surto do vírus H1N1, no Amazonas, e sobre a situação crítica em que se encontra a saúde no Estado.

“Tamos” juntos

Sobre o H1N1, Almeida disse que governo e prefeitura estão somando esforços para combater o vírus. “Vamos continuar trabalhando em conjunto dentro de todas as possibilidades em nome do bem comum.”

Qundo será?

O deputado Serafim Corrêa (PSB)  questionou Almeida sobre o prazo para realização de concursos públicos na saúde para que os gastos excessivos com mão de obra terceirizada sejam sanados.

Vamos conversar…

O secretário respondeu que o processo seletivo que contempla a mão de obra terceirizada não pode ser feito antes de muitas reuniões e ajustes.

X

“Vamos conversar com todas as partes envolvidas e analisar juridicamente a possibilidade dessa medida ser tomada o quanto antes.”

O que é isso, “rapá”?

Enquanto o secretário de Saúde fazia um balanço da pasta, um ruído da caixa de som o incomodou. “Isso é chuva?”, perguntou assustado, arrancando risadas no plenário.

Por que da dispensa?

O deputado Dermilson Chagas (PP) questionou o secretário de Saúde sobre dispensa de licitações nos contratos firmados com hospitais particulares.

X

“A suspensão é uma ferramenta para ser seguida apenas quando os contratos estão suspeitos – cutucou.”

Insatisfeito

Dermilson disse ainda que  o secretário de saúde não soube responder as perguntas. “Imagina administrar o Estado. Saio insatisfeito dessa reunião.”

Olha o TCE aí, gente!

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) designou três servidores para realizarem Inspeção in loco junto a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Entenda o enredo

O objetivo do TCE  é  verificar a regularidade da aplicação dos recursos repassados às agremiações e escolas de samba de Manaus, para o patrocínio dos festejos do carnaval de 2019.

Querem água?

Está tramitando na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 67/2019, de autoria do deputado Roberto Cidade (PV), que obriga bares e restaurantes de Manaus a servirem gratuitamente água filtrada a seus clientes.

Água não se nega

A justificativa do parlamentar para a apresentação do PL é que no Brasil há uma tradição de não negar água a ninguém. “E tampouco cobrar pela água destinada a matar a sede”, diz ele. 

Aprendiz da  Constituição

O plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, em primeira discussão, o Projeto de Lei (PL) 049/2018 que cria a Semana de Projetos Educacionais sobre a Constituição Brasileira.

Cidadania

As escolas da rede municipal de ensino realizam a semana da Constituição  no mês de novembro, juntamente com a  comemoração da Proclamação da República do Brasil.

X

A ideia é que a Constituição seja ensinada nas escolas. 

Membro da FAB

O republicano e suplente de Senador, Carlos Alberto (PRB) recebeu nesta quinta-feira (28), o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira (FAB) no Amazonas.

EM ALTA

Pelo menos 348 animais foram resgatados vivos do crime ambiental de Brumadinho, que completou um mês no último dia 25 – e infelizmente não contabilizou tantos resgates de seres humanos assim. Do total de bichos, quase 300 cães, gatos, bovinos, equinos, aves e répteis foram atendidos por psicólogos e veterinários voluntários, que são missionários da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI).

EM BAIXA 

A GloboNews revelou, através da Lei de Acesso à Informação, que  entre janeiro e dezembro de 2018, 963 das vítimas de estupro e estupro de vulnerável ocorridos em São Paulo tinham até 11 anos na data do registro do crime pela Polícia Civil. Esse número representa 42% dos 2.300 boletins de ocorrência analisados pela reportagem. Outras 547 vítimas (24% do total) tinha de 12 a 17 anos. Isso significa dizer que dois terços (66%) das vítimas desses dois crimes, no conjunto de registros policiais analisados, eram crianças ou adolescentes.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes