Ir para o conteúdo

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, anunciaram, nesta segunda-feira, 3/6, o fim do surto de sarampo na capital. A doença é considerada altamente contagiosa e, em 2018, Manaus registrou o maior surto de sarampo no continente americano. 

“O sarampo foi derrotado e Manaus está livre dele. Montamos um verdadeiro exército, inclusive com o próprio Exército Brasileiro na rua mesmo”, disse o prefeito ao relatar as causas do surto da doença. “Deve-se a onda migratória, alguns imigrantes que passaram por Manaus e trouxeram a doença. Mas trabalhamos com afinco para novamente erradicar a doença que é uma coisa do século passado”, completou Arthur, que estava acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro.

Arthur também ressaltou o trabalho dos servidores da prefeitura no combate ao vírus. “Agradecemos ao secretário (de saúde) Marcelo Magaldi, por tudo que fez, e toda a equipe da sala de resposta que montamos e acompanhamos de perto toda essa luta. Com tudo que tem acontecido, assaltos e intranquilidade entre os servidores, pudemos avançar, graças ao trabalho de cada um dos nossos profissionais”, disse.

A cidade conseguiu controlar o sarampo e já não registra nenhuma confirmação há 123 dias. O último caso foi no dia 31 de janeiro deste ano, portanto, Manaus cumpre o prazo de 90 dias sem casos confirmados da doença, estipulado pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS). O surto na cidade foi considerado, pelo Ministério da Saúde, o maior dos últimos 20 anos.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes