BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Artesão rondoniense reforça o time de figurinistas do Boi Caprichoso para a Live Parintins


O artista rondoniense Leandro Souza, 24, é um dos nomes escolhidos para compor o time de profissionais responsáveis pelas indumentárias dos itens individuais do Boi Caprichoso para a Live Parintins, evento que ocorrerá dia 26 de junho para celebrar o Festival Folclórico de Parintins, adiado mais uma vez por conta da pandemia da Covid-19.

Para o evento, Leandro ficará responsável pelos figurinos de dois dos itens masculinos: Amo do Boi, defendido por Prince do Caprichoso e Pajé, vivido pelo coreógrafo Erick Beltrão. Essa é a primeira vez que Leandro atua como figurinista de itens oficiais no bumbá parintinense.

De acordo com Leandro, o convite para colaborar na associação folclórica partiu do presidente do Conselho de Artes do Caprichoso, Ericky Nakanome. “Quase surtei quando vi a mensagem dele. Ele me passou todas as orientações sobre as vestimentas. Me senti muito feliz por esse reconhecimento do Caprichoso, por terem me dado essa oportunidade de mostrar o meu trabalho”, disse o artista.

O rondoniense também afirmou que o bumbá lhe concedeu toda a liberdade criativa para a criação das peças. “Apesar de ser uma live, o Erick me passou a temática da proposta e a liberdade criativa é toda minha. Isso me deixou muito feliz. Para esse trabalho, conto com o apoio de um amigo, o desenhista Victor Coimbra. Estamos montando o projeto para colocar em prática”, completou.

Trajetória na arte

Natural de Guajará-Mirim (distante 372 km de Porto Velho), Leandro possui mais de cinco anos de carreira e já acumula trabalhos para grandes personalidades brasileiras além de emplacar peças no Carnaval do Rio de Janeiro, por exemplo.

"Fiz um trabalho em 2020 para a Portela, uma indumentária para Vilma Nascimento, eterna porta-bandeira do Carnaval carioca", conta.

Seu trabalho, de fato, foi moldado no Arraial Flor do Maracujá, por meio do Boi Marronzinho. "É o boi que eu cresci como figurinista, elaborando as indumentárias para o festival", diz ele, que também possui experiência no boi Flor do Campo, do Festival Folclórico Duelo da Fronteira em Guajará-Mirim.

Sobre o Festival Folclórico de Parintins, o trabalho de Leandro Souza esteve presente nos últimos anos nos acessórios para itens dos bumbás em ensaios técnicos, e adereços para torcedores em geral nos eventos bovinos.

Em 2017, ele foi o responsável pela vestimenta da cantora Gretchen para o festival daquele ano. A rainha do rebolado gostou tanto do trabalho do artista que repetiu a parceria em 2019, durante passagem pela Marquês de Sapucaí.

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.