BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Araújo Lima promove ação de atendimento de pessoas com lúpus


Na véspera do dia Internacional de Atenção a Pessoa com lúpus, que ocorre na sexta-feira, dia 10, o Ambulatório Araújo Lima da Ufam estará realizando uma ação educativa para as pessoas com lúpus (doença inflamatória causada quando o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos), na quinta-feira, 9, das 13h às 15h, com palestras e orientação sobre a doença.

A ação educativa faz parte do serviço ‘Ambulatório especializado de atendimento ao lúpus’ que atende semanalmente pacientes as terças e quintas-feiras no Ambulatório Araújo Lima, coordenado pelo serviço de reumatologia, mas realiza outras ações com o objetivo de alcançar um público maior e divulgar informações sobre o controle da doença.D

Lúpus é uma doença inflamatória de origem autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, tais como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos, causando sintomas como fadiga, febre e dor nas articulações. Seu nome completo é lúpus eritematoso sistêmico (LES).

Os sintomas do lúpus podem surgir de repente ou se desenvolver lentamente. Eles também podem ser moderados ou graves, temporários ou permanentes. A maioria dos pacientes com lúpus apresenta sintomas moderados, que surgem esporadicamente, em crises, nas quais os sintomas se agravam por um tempo e depois desaparecem.

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.