Ir para o conteúdo

Apreensão de armas registra crescimento de 13,6% em Manaus

Nos dois primeiros meses de 2019, as forças de segurança pública do Amazonas tiraram das mãos de criminosos 376 armas de fogo, em Manaus. Os dados são do setor de balística do Instituto de Criminalística (IC), responsável por periciar o material apreendido nas ruas pelas Polícias Militar e Civil. Com esse número, a apreensão de armas acumula crescimento de 13,6% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Entre janeiro e fevereiro do ano passado, as policiais apreenderam 331 armas de fogo. Este ano, das armas colhidas durante as ações policiais, a maioria são revólveres (31%). Depois aparecem as pistolas (20%), simulacros (16%) e espingardas (13%). Em janeiro, um fuzil foi apreendido.

O crescimento reflete a nova determinação do secretário de segurança pública, Coronel Louismar Bonates, de que as viaturas reforcem a abordagem em carros e motos em toda a capital. “Já retiramos de circulação mais de 300 armas nesses primeiros meses do ano, e estaremos realizando mais ações para que as nossas polícias continuem realizando esse trabalho”.

Com a apreensão da arma de fogo, a Polícia Militar consegue evitar novas ocorrências de crimes, como roubos e até homicídios. Esse tipo de armamento é um dos principais meios de ameaçar as vítimas para que entreguem seus pertences aos criminosos. Segundo o major Wener Vieira, comandante das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), somente a tropa especializada realizou a apreensão de 107 armas de fogo nos dois primeiros meses deste ano.

A população também pode contribuir no combate ao crime. As denúncias podem ser feitas de maneira sigilosa ao 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). O serviço funciona 24 horas por dia e atende ligações de todo o Estado. O major ressaltou, ainda, que a população tem ajudado a Rocam na realização de prisões, denunciando por meio dos números 99280-7574 (WhatsApp Denúncia) e 98842-1828 – que ficam com o supervisor de área da Rocam.

Na capital, cada Companhia Interativa Comunitária (Cicom) tem um número de telefone celular para onde o cidadão pode ligar ou até mesmo fazer denúncia por meio do aplicativo de mensagem Whatsapp. Em casos emergenciais, a PMM também pode ser acionada pelo 190.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes