BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Amazonino está cada vez mais ameaçado no 2º turno


No dia 15 de novembro acontece o 1º Turno da eleição para prefeito de Manaus. Nesta quarta-feira, 04/11, a Perspectiva divulgou mais uma rodada de pesquisas e, dessa vez, os números mostram que Amazonino Mendes está cada vez mais ameaçado e com chances reais de perder

Em primeiro turno o ex-governado continua liderando na estimulada (27,2%), porém, já perdeu 5,5% em 36 dias. David Almeida é o segundo, com 15,3%, seguido por Ricardo Nicolau, com 12,5%, uma diferença de 2,8%, o que corresponde a menos de 35 mil votos. No final de setembro, a distância entre os candidatos do Avante e do PSD era de 14,9%. José Ricardo vem mantendo uma estabilidade entre 9,1% e 11,5%. Ele é o quarto colocado, posição que ocupou em 2016 quando disputou a Prefeitura de Manaus pela primeira vez e conseguiu 11% naquele ano.

Amazonino e David Almeida
Simulção de segundo turno entre Amazonino e David Almeida

Segundo turno

O sétimo estudo apresenta os seguintes números nas simulações de 2º Turno: Amazonino 42,7% vs. 33,8% José Ricardo; Amazonino 39,4% vs. 38,9% Ricardo Nicolau; Amazonino 40,1% vs. 39,8% David Almeida.

O sinal amarelo fica cada vez mais forte para Amazonino, com David Almeida e Ricardo Nicolau empatando com ele no 2º Turno. Considerando-se a margem de erro, o candidato do Podemos pode sofrer sua terceira derrota em pleitos de dois turnos.

Amazonino e Nicolau
Simulação de segundo turno entre Amazonino e Nicolau

A primeira foi em 2004, quando alcançou 43,5% a 28,8% contra Serafim Corrêa na eleição para prefeito em 3 de outubro, e perdeu por 51,7% a 48,3% quatro semanas depois. A segunda, em 2018, quando Wilson Lima obteve uma vantagem de 1% no 1º Turno e ampliou para 17% a diferença no 2º Turno.

A sua condição física, psicológica e emocional será um grande obstáculo para o sucesso em 29 de novembro. Terá de se expor em debates, entrevistas, aparecer na rua, porém, a sua comunicação parece ter atingido o limite do possível.

Amazonino e José Ricardo
Simulação de segundo turno entre Amazonino e José Ricardo
Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.