Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Marketeiros descobrem o 'efeito vinho' na eleição – Quanto mais velho melhor

Os marketeiros de Amazonino Mendes, candidato a refeito de Manaus pela   5ª vez, estão tentando justificar nesta campanha, que é possível, sim, um candidato  com mais de 80 amos, encontrar vigor para ser um bom e ativo prefeito. Amazonino, que em 16 de novembro completará tem 81 anos,  lidera as pesquisas para prefeito nas eleições de novembro, depois de já ter governado a cidade por três vezes – foi nomeado em 1983 por Gilberto Mestrinho;  ganhou duas eleições em 1992 e 2008  perdeu em 2004 para Serafim Corrêa (PSB). De acordo com a equipe do Mazoca, o número de candidatos a prefeito com mais de 80 anos, no Brasil, aumentou 47,98% em relação a eleição passada. Na eleição deste ano, são 71 candidatos a prefeito com idade acima de 80. Nessa faixa etária estão também 79 candidatos a vice-prefeitos, dentre eles, Luiza Erundina (PSOL-SP), e mais 646 disputando o cargo de vereador.

Ageísmo é isso

A idade avançada, assunto recorrente entre os adversários de Amazonino, não é sequer cogitada em outros estados ou países. “Isto porque se trata de um preconceito e tem até nome para isso – ageísmo (discriminação contra as pessoas mais velhas) – ou porque esse não é mesmo nenhum fator impeditivo.

Com todo o gás?

Mazoca, por sua vez, do alto dos deus oitentão, diz que se sente disposto, com ideias e vontade de trabalhar.

— Isso é o que importa. Acho muito importante a representação de pessoas mais idosas no pleito, pela experiência que possuem e que podem colocar à disposição da sociedade.

Deplorável

É muito feio achar que, por ser idosa, a pessoa é mentalmente incompetente. É deplorável isso –, diz Amazonino.

Amazonino está com 80 anos
Amazonino está com 80 anos

Voz da experiência

Garantem os assessores que um  componente igualmente interessante esse ano, e que tem muito a ver com a idade, é que a experiência dos candidatos tem pesado bastante na escolha do eleitor. “Com a diminuição das campanhas de rua, por conta da Covid-19, ajuda muito o fato de ter realizações ainda vivas na memória da população”, diz o release enviado às redações.

Oitentão na cabeça

Essa tendência de optar pela experiência vem sendo seguida em Manaus, afirmam eles. “Em todas as pesquisas realizadas e registradas na Justiça Eleitoral apontam Amazonino Mendes (PODEMOS), com 80 anos, liderando as intenções de votos, no primeiro e segundo turnos”.

“É o velhinho...

Dizem, dizem os rapazes do marketing do Negão que  para o eleitor do veterano político não está fazendo diferença a idade que ele tem, mas a experiência que acumulou e a capacidade de resolução dos problemas da cidade e o que vem pela frente com o agravamento da crise gerada pela pandemia.

... que nós queremos”!

“Seus adversários têm tentado, desde o início da campanha, desqualificá-lo por conta da idade avançada. Mas, quanto mais batem nessa tecla, mais ele cresce nas pesquisas. Como se o eleitor dissesse: é isso mesmo que queremos”. Então, tá!

Guerra dos Canudos

Decano da Assembleia Legislativa, o deputado Serafim Corrêa não lutou a guerra de Canudos, mas lutou na guerra aos canudinhos. O  projeto de lei 688/2019, de sua  autoria, que proíbe o fornecimento de canudos descartáveis com material plástico foi aprovado, nesta terça-feira, 06.

Barrados no baile

A partir de agora os canudinhos serão banidos dos   hotéis, restaurantes, bares, padarias clubes noturnos, salões de dança, delivery, escolas privadas e outros estabelecimentos comerciais.

Consciência ecológica

O projeto foi uma solicitação de um grupo de adolescentes, liderado pela aluna Helena Albuquerque Monteiro de Paula, informou Sarafa.

— O grupo, que teve uma plena consciência ambiental, fez contato comigo e disse que havia discutido a matéria. Eles solicitaram que eu apresentasse o projeto.

O líder do PSB fez as  alterações devidas e o projeto foi apresentado, tramitou, recebeu parecer favoráveis e foi aprovado. — Vamos em frente! –, conclamou Sarafa.

Fabrício na mira

A candidatura do ex-vereador e ex-secretário de Esportes, Fabrício Lima começou a fazer água e pode ser impugnada no prazo de uma semana. É que o Ministério Público Eleitoral do Amazonas ingressou no TRE com pedido de impugnação do registro de sua candidatura a vereador de Manaus pelo Pros. Como o rapaz tem uma fica não muito limpa, é provável que a impugnação aconteça.

Fabrício tenta voltar à política

Concurso é prioridade

Se eleito, o candidato a prefeito de Manaus, Ricardo Nicolau (PSD), pretende priorizar concursos públicos em três áreas na sua gestão: segurança, educação e saúde. O candidato anunciou que vai realizar concursos para a Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).


Emprego democrático

Para Nicolau, isso será prioridade porque o concurso é a forma mais democrática de ingresso no serviço público. Quando presidente da Assembleia, Nicolau , realizou, em 2011, o primeiro concurso público da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em 26 anos.

Tarcísio Cidadão

O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, está a uma passo de se tornar Cidadão do Amazonas. A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou nesta terça-feira (6) o Projeto de Lei (PL) que concede o ao ministro.

Dupla bolsonarista

O projeto foi apresentado pelos deputados Fausto Jr. (PRTB) e Josué Neto (PRTB) – bolsonaristas de carteirinha –, que justificaram o título.

— É uma “justa homenagem” ao ministro que já morou no Amazonas e tem trabalhado pela recuperação da BR-319 –, enalteceu Fausto.

Bolsomínion candidato

Um dos responsáveis pelos ataques antidemocráticos na sede do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília, ocorrido em meados de junho, é hoje candidato a vereador no Rio de Janeiro. Leandro Cavalieri, conhecido até hoje como "Cavalieri do Otoni", estará nas urnas cariocas como "Cavaliere Guerreiro do Bolsonaro".

Cristão pero no mucho

Leandro, que é candidato pelo Democracia Cristã (DC), é dono de uma oficina e lava jato na zona oeste do Rio de Janeiro – a participação na empresa, de R$ 3 mil, foi o único bem que ele declarou ter.

Perseguidinho

Em sua conta no Instagram, Cavalieri conta trabalhou por 2 anos em Brasília e agora se candidata para "lutar contra a pedofilia em defesa da família". O candidato também declarou ser perseguido pela TV Globo por "lutar contra o STF".

O último a sair...

Está havendo uma verdadeira debandada dos  seguidores de Jair Bolsonaro. Até mesmos os “cães de guarda” mais raivosos e leais, como  o pastor Silas Malafaia, a ativista Sarah Winter e o próprio guru Olavo de Carvalho já giraram o time de campo, disparando cobras e lagartos contra o capitão.

...Apaga a luz!

Malafaia, por exemplo tem sido escanteado pelo presidente e resolveu botar a boca no trombone. O pastor têm dado sugestões para o governante desde o início de seu mandato, mas não tem sido ouvido.

Pastor na geladeira

Silas Malafaia levou uma lista de candidatos extremamente evangélicos para o Supremo Tribunal Federal (STF). Novamente, Bolsonaro ignorou a sugestão e indicou um católico, o desembargador Kassio Nunes Marques.

Vergonhoso

Silas Malafaia não reagiu bem ao ser ignorado novamente. Desde a semana passada, o pastor vem postando diversos vídeos chamando o ato de Jair Bolsonaro de “vergonhoso”.

Malafaia virou desafeto de Bolsonaro

Condições morais

Segundo o astrólogo, guru e confidente Olavo de Carvalho, o presidente Bolsonaro não está em plenas ‘condições morais’,

—  Ele está num estado de confusão moral inquietante, e merece ajuda, não aplausos –, disse o Guru.

Nem Lula desceu

O guru de Bolsonaro dá outro conselho ao seu seguidor:

— Bolsonaro: omitir-se de dizer ao menos uma palavrinha de consolo aos seus apoiadores perseguidos pela ditadura é uma baixeza à qual nem o Lula desceu. Acorde, homem!

“Praga de Bolsonaro”

A militante extremista Sara Winter disse neste domingo que a orientação atual do governo é exonerar todos que têm ligação com ela “afinal, a praga do Bolsonaro não é a esquerda, é a loirinha que cansou tentando defendê-lo”.

— Sim, senhores, estão exonerando todos os que já tiveram contato comigo, a começar pelo Ministério da Damares. Estou cansada. Cansada de ficar calada enquanto vejo o governo que dei minha vida enfiar uma piroca no meu cu –, afirmou no Facebook.

ÚLTIMA HORA

Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para o Supremo Tribunal Federal (STF), o desembargador Kassio Nunes Marques traz em seu currículo no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) a informação de que é "pós-doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Messina, Itália (Universitá Degli Studi di Messina)" e que possui "postgrado em Contratación Pública. Universidad de La Coruña – Espanha". No entanto, as universidades informaram que o curso italiano se tratou de uma especialização, equivalente a um ciclo de seminários, e o espanhol foi apenas um curso de extensão.

Kassio Nunes Marques
Mais um tem currículo questionado

O currículo do desembargador traz ainda a informação de que ele é “pós-doutor em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca, Espanha” com “expedição de diploma em tramitação”. Porém, os programas de pós-doutorado não conferem diplomas a seus concluintes, já que não constituem títulos acadêmicos como mestrado ou doutorado. Esses cursos emitem apenas certificados de participação.

ORGULHO

Quem diria que o fim de uma casamento seria um motivo de orgulho?” Pois foi o que sentiu a empresária maranhense,

Carol Dourado, que comemorou em rede social o fim de uma relação abusiva. Na publicação, ela postou várias fotos de forma bem humorada na frente de um Fórum e deixou o seu recado:

— Se não está te fazendo feliz, corra!.

Na publicação, a empresária que foi vítima de relacionamento abusivo alertou a outras mulheres.  A publicação viralizou nas redes sociais, e rendeu cerca de 11 mil seguidores a empresária até o momento. Nos comentários, os seguidores apoiam a decisão. "Parabéns, você merece essa libertação", escreveu uma internauta.

VERGONHA

Robson Gael, um publicitário de 33 anos, foi agredido por três homens desconhecidos enquanto passeava com seu cachorro na rua Martins Fontes, na Consolação, no centro de São Paulo, na tarde deste domingo (4).  O publicitário contou que estava andando quando os homens passaram por ele e começaram a ofendê-lo chamando-o de "negro safado" e "viadinho". A princípio ele continou seu caminho, mas depois de uns metros decidiu confrontá-los, porque estavam assustando o cachorro. Foi quando um deles partiu para as agressões físicas. Momentos depois, os outros dois homens chegaram por trás e também atacaram Robson. Vizinhos gravaram a confusão, em um vídeo que viralizou nas redes sociais. Depois de um tempo, os carros começaram a buzinar e pessoas tentaram apartar a briga, mas os três homens não pararam com as agressões.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes