BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Amazonense lança conto de Natal inspirado na Amazônia


O mês de dezembro é recheado de imagens e histórias sobre o Papai Noel. A figura do bom velhinho que mora no Polo Norte, produz brinquedos em uma fábrica e viaja de trenó pelos continentes tem sido produzida e reproduzida em diversos filmes e livros ao longo dos anos. Mas a professora e autora amazonense Raescla Ribeiro decidiu contar uma história um pouco diferente no livro “Mamãe Noel de Nina”.

O livro narra a história de Nina, uma criança que é extremamente encantada pelo Natal e que o aguarda ansiosamente todos os anos. Durante uma noite de Natal, ela descobre que quem visita sua casa todos os anos não é o Papai Noel e sim a Mamãe Noel. Suas mães, as personagens Iara e Ana passam a lhe contar muitas histórias sobre a Mamãe Noel. Assim, Nina conhece a Mamãe Noel da Amazônia, uma aventureira e viajante que navega entre os rios de água doce para presentear crianças por todo o seu território.

A Mamãe Noel de Nina não possui uma fábrica. Ela participa de uma cooperativa mágica em que o apoio coletivo é o grande segredo para o sucesso da alegria das crianças e famílias no Natal. Além disso, através do trabalho majestoso da ilustradora Raissa Mell, a Mamãe Noel aparece usando roupas de verão e com belíssimos dreadlocks inspirados na famosa atriz Whoopi Goldberg.

“Mamãe Noel de Nina” busca criar mais representatividade e respeito às diferenças. É uma história com protagonismo feminino, negro e LGBTQ+. A família de Nina se distingue do modelo tradicional e contempla outras configurações familiares. As personagens, em sua maioria, são mulheres negras. Para além de todas essas novas representações, o livro é ambientado na Amazônia e traz destaque para vários elementos da região. Dessa forma, raça, território, gênero e sexualidade ocupam as prateleiras da literatura infantil com esta obra.

A edição conta com o prefácio escrito por Beatriz Mascarenhas, atriz amazonense, dramaturga, escritora e roteirista da Mauricio de Sousa Produções. Já as ilustrações são da artista e modelo amazonense Raissa Mell.

Publicado pela Editora Metanoia (RJ), o livro encontra-se em sua primeira edição no formato impresso e está disponível pelo próprio site da editora, nas Lojas Americanas, Submarino, Ponto Frio, Extra, Casas Bahia e na Livraria da Travessa.

Foto divulgação

Sobre a autora e a ilustradora

Raescla Ribeiro

Escritora, professora, mestranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas, militante na Coletiva Banzeiro Feminista, colaboradora do Miga Sua Lôca Cultura e Diversidade, idealizadora e mediadora do Projeto Mana, escreve!

Raissa Mell

Estudante, ilustradora e modelo. Em sua arte expressa empoderamento preenchendo páginas e telas com representatividade negra, feminina e LGBTQI+.

Contatos

Instagram: @ raescla

raescla.ribeiro@gmail.com

Instagram: @mellilustra

rmellilustra@gmail.com

Redação

Redação

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.

Manaus