BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Amazonas tem 1.554 infectados por coronavírus e 106 óbitos


A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) registrou mais 70 casos do novo coronavírus (Covid-19) no balanço divulgado nesta quarta-feira (15), totalizando 1.554 casos no Amazonas. Nas últimas 24 horas, mais 16 óbitos que estavam em investigação foram confirmados tendo coronavírus como causa, elevando para 106 o número de mortes.

Em entrevista on-line, a secretária de Saúde do Amazonas, Simone Papaiz, informou que o Estado avançou no Plano de Resposta Estadual, que está sendo implantado pelo Ministério da Saúde, com consultoria do Hospital Sírio Libanês. Ela ressaltou, também, que a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) tem capacitado novos médicos, enfermeiros e farmacêuticos que terão a formatura antecipada, para somar no enfrentamento ao coronavírus.

Também participaram da entrevista, transmitida nas redes sociais do Governo do Amazonas, a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto e o médico infectologista Marcus Lacerda, da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

Casos confirmados – Do total de casos de Covid-19 no Amazonas, 1.350 são na capital e 204 no interior do estado, em 18 municípios.

O maior número de casos está em Manacapuru (111), em seguida Itacoatiara (15), Iranduba (14), Parintins (11), Santo Antônio do Içá (10), São Paulo de Olivença (9), Tonantins (9), Presidente Figueiredo (6), Tabatinga (3), Anori (3). Cinco municípios têm dois casos cada: Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Lábrea, Novo Airão e Tefé. Outros três municípios apresentam um caso cada um: Anamã, Boca do Acre e Manicoré.

Isolamento e internação – Atualmente, há 1.114 pessoas com diagnóstico positivo para Covid-19 que estão se recuperando em isolamento social, o que representa 71,69% do total.

Entre os casos positivos do novo coronavírus, há 140 internados, sendo 70 em leitos clínicos e 70 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública (40) e da rede privada (30).

Há, ainda, outros 439 pacientes suspeitos internados, que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 334 estão em leitos clínicos (156 na rede privada e 178 na rede pública); e 105 estão em UTI (58 na rede privada e 47 na rede pública).

De acordo com a diretora-presidente da FVS, 700 pacientes que apresentaram quadro clínico compatível com a doença fizeram o teste e aguardam o resultado do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen).

Nos últimos seis dias, o número de pacientes recuperados, que recebem alta médica por estarem fora do período de transmissão do vírus, vem subindo. Na sexta-feira, dia 10, eram 44. Nesta quarta-feira (15/04), os recuperados somam 194.

A quantidade de pacientes internados vem diminuindo. Na sexta-feira (10/04), quando o Amazonas tinha 981 casos de Covid-19, 222 pacientes confirmados estavam internados em leitos clínicos e de UTI; enquanto 747 se recuperavam em isolamento domiciliar.

Hoje, com 1.554 casos confirmados, 1.114 se recuperam em casa e 140 estão internados em unidades públicas e privadas de saúde.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.