Ir para o conteúdo
ManaussusamH1N1gripe

Amazonas registra casos de gripe por Influenza A (H1N1)

A rede de saúde do Estado está em alerta por conta do aumento das síndromes respiratórias agudas causadas por vírus, como o H1N1, da Influenza A. De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas (FVS-AM), o vírus H1N1 está circulando no Amazonas, o que levou a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) a reforçar as unidades com 49 mil capsulas de antiviral, além de definir os protocolos clínicos e manejos dos casos.

Conforme o Boletim Epidemiológico de Vigilância de Síndrome Gripal, até o momento, foram registrados 104 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), das quais, 27 foram positivas para Influenza A (H1N1), em jovens e adultos, e 18 casos positivos para  Vírus Sincicial Respiratório (VRS), em crianças menores de dois anos.

Ainda segundo Boletim da FVS, foram registrados 04 óbitos por SRAG na última semana – 02 em Manaus, 01 de Manacapuru, 01 de Parintins – e outros estão em investigação. Em todos os casos, os pacientes procuraram o serviço de saúde tardiamente. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS) confirmou na tarde da última sexta-feira (22/02) que o agente etiológico nos casos de óbito foi Influenza A, transmitida pelo H1N1.

“Nossa rede está abastecida com a medicação para o tratamento das síndromes gripais agudas e é importante que as pessoas procurem as unidades diante dos sintomas. Principalmente aquelas que estão na faixa de risco e não se vacinaram ano passado, durante a campanha que o Ministério da Saúde realiza em todo o Brasil”, afirma o vice-governador e secretário de Saúde, Carlos Almeida.

Na faixa de risco estão bebês, idosos, pessoas com doenças crônicas, grávidas, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, profissionais da educação, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e profissionais do sistema prisional. A meta da campanha no ano passado era vacinar 90% desse público, mas algumas faixas – gestantes, menores de dois anos e profissionais de saúde – não atingiram a cobertura vacinal necessária.  Foram vacinadas, durante a campanha, 810.093 pessoas com cobertura vacinal de 87,2%.

“O vírus da gripe pode se manifestar de forma grave nas pessoas susceptíveis, por isso, a importância de vacinar. Como a próxima campanha de vacinação está prevista para abril, temos que manter a vigilância e conscientizar as pessoas sobre os cuidados”, disse o secretário. O Governo do Estado preparou uma campanha na mídia para orientar a população.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes