BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Amazonas passa a realizar o diagnóstico de coronavírus


O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), foi um dos primeiros laboratórios do país a receber do Ministério da Saúde (MS), nesta segunda-feira (09/03), 500 testes para o diagnóstico do Covid-19 e inicia o diagnóstico nos casos suspeitos a partir de amanhã (10/03).

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, explica que o Lacen-FVS conta com profissionais capacitados e equipamentos modernos. “A partir de agora, o Amazonas passa a processar as próprias amostras de casos suspeitos de Covid-19, com a mesma qualidade aplicada nos processamento de outros vírus respiratórios”, informou.

Rosemary salienta que “quanto mais precoce diagnóstico, mais assertivo é o direcionamento das ações de vigilância e assistência”.

De acordo com a diretora do Lacen-FVS, Tirza Mattos, foram encaminhadas para o laboratório de referência três amostras de casos suspeitos. “Estamos em plena atualização dos nossos protocolos para a inserção de diagnóstico do Covid-19, e fornecer o resultado em 48h”, disse.



Atualmente, são quatro os laboratórios que realizam o teste para diagnóstico do coronavírus no País. Os laboratórios de referência nacional são: Fiocruz, no Rio de Janeiro; Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará; e Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. O Laboratório Central de Goiásfoi capacitado para a realização do exame específico para coronavírus dos brasileiros repatriados da China e que ficaram na base aérea de Anápolis (GO). Passam a realizar o diagnóstico os Lacen dos estados do Amazonas, Pará, Roraima, Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, contemplando todas as regiões do país.

Atualização epidemiológica do Covid-19 no Amazonas - A FVS-AM informa que passam a ser três casos suspeitos de Covid-19 no Amazonas, com a inclusão, neste fim de semana, de uma pessoa com registro de viagem recente para os Emirados Árabes Unidos.

O Amazonas continua com quatro casos descartados para Covid-19 e confirmados positivos para os seguintes vírus: Vírus Sincicial Respiratório, Rinovírus e Coronavírus HKU 1 (vírus comum de resfriado).

Monitorados - Segundo as autoridades de saúde do Amazonas, foram liberados do monitoramento as duas pessoas presentes no voo do primeiro paciente confirmado para o Covid-19 do País. As pessoas permanecem saudáveis.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.