Ir para o conteúdo

Amazonas não registra óbitos por Covid pela quarta vez em dezembro

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), por meio do Boletim Diário de Covid-19, edição de nº 616, informou o diagnóstico de 140 novos casos de Covid-19, totalizando 431.403 casos da doença no estado, neste sábado (11/12). O Amazonas não teve registro de óbito por critérios clínicos ou de 24 horas, permanecendo em 13.812 o total de mortes.

Nesta edição do boletim, os dados são parciais em decorrência do ataque cibernético ao Ministério da Saúde, que deixou o sistema e-SUS Notifica com instabilidades. As informações são provenientes do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) e das secretarias municipais de Saúde.

Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, na sexta-feira (10/12), não foram registrados sepultamentos por Covid-19. O boletim acrescenta ainda que 1.730 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde, o que corresponde a 0,40% dos casos confirmados ativos.

Rede de assistência – Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, internados em Manaus, há 56 pacientes, sendo 27 em leitos clínicos na rede pública e 29 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (4 na rede privada e 25 na rede pública).

Há ainda outros 5 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 2 estão em leitos clínicos (1 na rede privada e 1 na rede pública) e 3 estão em UTI (1 na rede privada e 2 na rede pública).

No boletim consta, também, que há outros 20 pacientes internados em leitos clínicos, por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), na rede pública de saúde do interior do estado, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Banco de dados – O boletim diário é construído com as informações disponibilizadas diariamente pelas prefeituras municipais, todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados.

A consolidação dos casos notificados no Amazonas é realizada pela FVS-RCP a partir de informações obtidas em três sistemas: e-SUS Notifica, Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) e o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), até as 10h de cada dia. Em Manaus, foram notificados 747.177 casos, enquanto no interior do Estado, o número chega a 572.824.

Municípios – Dos 431.403 casos confirmados no Amazonas até este sábado (11/12), 205.753 são de Manaus (47,69%) e 225.650 do interior do estado (52,31%).

A capital, Manaus, tem 18 novos casos confirmados. No interior, os 18 municípios que têm casos novos registrados são: Jutaí (34), Autazes (20), Apuí (13), Barreirinha (12), Coari (7), São Gabriel da Cachoeira (7), Carauari (6), Boa Vista do Ramos (5), Humaitá (3), Itacoatiara (3), Lábrea (3), Maués (2), Tefé (2), Benjamin Constant (1), Careiro (1), Manicoré (1), Rio Preto da Eva (1) e Tapauá (1).

Óbitos – Entre as vítimas em Manaus, há o registro de 9.502 óbitos confirmados em decorrência do novo coronavírus (SARS-CoV-2). No interior, são 61 municípios com óbitos confirmados até o momento, totalizando 4.310.

Medidas preventivas contra a Covid-19 – O uso da máscara de proteção facial, o respeito ao distanciamento entre as pessoas, a lavagem das mãos com água e sabão ou com o uso de álcool em gel, e a adesão do grupo prioritário na Campanha de Nacional de Vacinação contra a Covid-19 são as recomendações consideradas fundamentais no controle da circulação do vírus SARS-CoV-2, que continua presente no estado.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes