Ir para o conteúdo

Jovens de 12 a 17 anos com comorbidades podem ser vacinados em breve no Amazonas

O governador Wilson Lima afirmou, nesta segunda-feira, que aguarda uma autorização do Ministério da Saúde para que o Amazonas comece a vacinação de jovens de 12 a 17 anos com comorbidades. A declaração foi dada em entrevista aos jornalistas Rafael Campos, Rosiene Carvalho e Samara Souza, da rádio Band News FM, e a matéria é do Portal A Crítica e assinada pelo jornalista Dante Graça.

De acordo com o governador, já há uma sinalização do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) para que essa faixa etária seja vacinada, mas ainda é aguardada uma chancela do Ministério da Saúde, que pode ocorrer ainda hoje. "O Ministério está se reunindo inclusive agora para tomar essa decisão.  Estamos esperando essa autorização para que a gente possa fazer esse processo para adolescentes e pré-adolescentes com comorbidades", afirmou.

Estados como Mato Grosso do Sul e Piauí já iniciaram a vacinação de jovens a partir de 12 anos, e São Paulo prevê o início desta faixa etária a partir de 23 de agosto. O Rio de Janeiro também estima começar nesta data a imunização dos adolescentes. "Alguns estados já começaram, mas abrem muitas brechas para questionamentos, sobretudo dos órgãos de controle. Todas as decisões que tomarmos tem que ser com segurança e orientação", afirmou Lima.

Previsão

O governador também afirmou que estima vacinar toda a população adulta do Estado até o final de agosto. De acordo com ele, a maior parte dos municípios do Amazonas, incluindo a capital Manaus, já vacinam pessoas a partir dos 18 anos. "Montamos força-tarefa para ajudar aqueles municípios onde há maior dificuldade de vacinação", afirmou o governador.

Em Manaus, restavam, até a noite de sexta-feira, cerca de 450 mil pessoas serem vacinadas. Para essa meta ser alcançada, Manaus precisaria vacinar cerca de 15 mil pessoas por dia até o fim de agosto.

Fonte: Portal Toda Hora

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes