Ir para o conteúdo

Amazonas inclui uso da Coronavac para crianças e adolescentes

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) incluíram o uso de vacina Coronavac para imunização de crianças com idade de 6 a 17 anos. A orientação atende recomendação do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (PNI/MS) e está oficializada na Nota Informativa nº 06/2022, disponível em: https://bit.ly/3Iz9Oup.

Por meio da nota informativa, a FVS-RCP orienta os gestores municipais de saúde, com base nas orientações do MS, que a vacinação com Coronavac contra Covid-19, para crianças de 6 a 17 anos, deve ser realizada após intervalo de 15 dias após a aplicação de outras doses de vacinas do calendário infantil de rotina.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, adverte que a exceção da vacinação contra Covid-19 com Coronavac são crianças com 5 anos de idade e as crianças imunossuprimidas de qualquer idade. “Essas crianças devem ser vacinadas apenas com a vacina pediátrica da Pfizer. As demais crianças podem ser vacinadas com Coronavac atendendo recomendação do Ministério da Saúde”, afirma.

A nota informativa destaca que a vacinação é de início imediato a partir do estoque de doses já disponíveis nos municípios. “Os municípios dispõem de doses da Coronavac nos estoques. Pais e responsáveis de crianças de 6 a 17 anos têm o direito de buscar a aplicação dessas doses nos postos de vacinação para quem tem entre 6 e 17 anos”, acrescenta Tatyana.

A nota informativa também alerta que as equipes de saúde dos postos de saúde e hospitais infantis estejam atentas para atender e captar eventuais eventos adversos pós-vacinais. Quaisquer ocorrências médicas indesejadas, após o uso da vacinação, devem ser notificadas, pelos pais ou responsável da criança, à unidade de saúde mais próxima da residência da criança ou pelas equipes de saúde que atuam diretamente nas salas de vacinação ao Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie).

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes