Ir para o conteúdo

Amazonas entra para a lista dos Estados com número de mortes por Covid-19 em estabilidade

Pela primeira vez desde dezembro, o Amazonas apareceu, nesta sexta-feira (5/2), com a média móvel de mortes por Covid-19 em estabilidade no Mapa Covid, construído por veículos de comunicação nacionais, com base na compilação de dados fornecidos pelos Estados. A informação foi revelada no dia em que o governador do Estado, Wilson Lima (PSC), anunciou ajustes nas medidas restritivas adotadas para o combate à pandemia.

A média móvel compara dados referentes às últimas duas semanas de pandemia do novo coronavírus, com o mesmo período anterior. A retração ocorreu durante o período de vigência de decretos governamentais  que restringiram a circulação de pessoas no Estado, além de suspender as atividades comerciais não essenciais.

O resultado foi a redução em mais de 15%, na taxa de transmissão,  a chamada RT, que saiu de 1.30 para 1.10. Em outras palavras, aponta que cada 100 pessoas contaminadas podem transmitir pada outras 110, e não mais para 130.

As medida fazem parte do Plano de Contingência adotado pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, e que inclui entre as ações, a estratégia de vacinação preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), através do Plano Nacional de Imunização (PNI). Atualmente, o Amazonas é a segunda unidade da federação com o maior percentual da população vacinada, ultrapassado os 2,60%.

Até o próximo domingo, 7, o Estado receberá cerca de 100 mil doses de vacinas contra a Covid-19. "Essas doses serão suficientes para vacinar todos os profissionais da área de saúde, da capital, do interior, da rede pública e também da rede privada. E também, ainda com esse lote, nós iremos conseguir vacinar todos os idosos acima de 70 anos de idade. E é isso o que nos garante, o que nos dá esperança de começar a voltar a nossa vida à normalidade”, afirmou o governador em live nas redes sociais, nesta semana.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes