Ir para o conteúdo

Amazonas Energia: 'Falha foi em 6 medidores antigos; novos ainda estão em análise'

Amazonas Energia novos medidores
Amazonas Energia novos medidores

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 14/02, a Amazonas Energia informou que os medidores novos, chamados de 'inteligentes', ainda estão sendo periciados pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM) e sequer há resultados da análise. A explicação veio depois da informação divulgada no final de semana, que assinalou que aparelhos estavam medindo o dobro do consumo em Manaus.

Segundo a Amazonas Energia, em janeiro deste ano, o Ipem-AM fiscalizou 1.100 medidores de energia em Manaus, mas eram os aparelhos analógicos. Desses, apenas seis estavam cobrando valores acima do normal.

A empresa informou que vai ressarcir os consumidores que foram afetados por falha na medição da tarifa de energia no estado. O diretor técnico da empresa, Rodrigo Moreira, disse que irá ressarci-los com descontos na fatura.

"Quanto a esses seis consumidores e qualquer consumidor que se sinta lesado, assim que o laudo chega na Amazonas Energia, nós fazemos um cálculo sobre o valor a ser devolvido e esse valor é creditado na fatura, caso ele já tenha pago a fatura, na próxima. Se ele ainda não pagou, a fatura é reemitida com o novo valor".

Aparelhos novos foram aprsentados na coletiva - Fotos: Mário Adolfo Filho

O diretor do Ipem, o engenheiro Márcio Brito, confirmou que as falhas foram em relógios antigos.

A concessionária ainda informou que a troca dos medidores faz parte da implantação do Sistema de Medição Inteligente (SMC). o sistema é homologado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e que “elimina a falha humana, pois o faturamento é feito pelo próprio sistema sem risco de erro na hora da leitura do consumo”.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes