Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Amazonas é o segundo estado que mais desmatou em 2021

Amazonas,  o segundo estado que mais desmatou em 2021 é o que apresenta o maior crescimento na devastação em relação ao ano anterior.

A destruição registrada em solo amazonense passou de 1.395 km² em 2020 para 2.071 km² em 2021, uma alta de 49%. No Amazonas, também houve aumento do desmatamento tanto em áreas federais quanto estaduais.

Em 2021, o   desmatamento na Amazônia foi o pior em 10 anos, de acordo com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Os dados apontam que mais de 10 mil quilômetros de mata nativa foram destruídos no ano passado — um crescimento de 29% em relação a 2020.

Pará e campeão

O estado do Pará, no norte do país, é a região com mais desmatamento da floresta. Em 2021, dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, apenas o Amapá não apresentou aumento do desmatamento em relação a 2020.

O pior em 10 anos

O estado do Pará, no norte do país, é a região com mais desmatamento da floresta. Em 2021, dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, apenas o Amapá não apresentou aumento do desmatamento em relação a 2020.

De volta ao começo

A ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB)  – que domingo estava no Largo de São Sebastião no lançamento do livro “Curumim o “ Último Herói da Amazônia” –, confirmou: é candidatíssima a deputada federal, escolha mais que acertada.

Vanessa Grazziotin está de volta às ruas com o olho nas urnas de 2022

Erro de estratégia

Se tivesse adotado o mesmo esquema em 2018, como fez Gleisi Hoffmann (PT-PR) ao trocar o Senado pela Câmara dos Deputados , com certeza não teria ficado fora da política por quatro anos.

No entanto, Vanessa acreditava que dificilmente perderia a eleição, apesar do fogo cerrado sobre a esquerda, via fakes e campanhas de ódio, que começaram com o golpe contra a presidente Dilma Rousseff (PT).

Faz falta

La Grazziotin é dessas políticas que fazem falta na bancada do Amazonas. Atuante, ética, inteligente e fiel às suas convicções ideológicas.

Vermelhusca fiel

Por conta disso,  Vanessa nunca mudou de partido permanecendo fiel ao PCdoB pelo menos há 40 anos.

Arthur continua

O presidente do PSDB-AM, o ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, teve o seu mandato frente ao partido no Amazonas prorrogado por mais um ano.

Olho em 2022

Com isso, Arthur deverá estar na condução das decisões partidárias para o pleito de 2022, o que inclui os processos de escolha de candidatos para cargos em disputa.

— Temos a missão de tornar o PSDB grande, em total consonância com os anseios da população do Amazonas e do Brasil —, disse o tucano de Manaus.

Tucano  na cabeça

Prestes a completar 44 anos de vida pública, Arthur já adiantou que deverá ser o representante do partido em uma das disputas majoritárias das eleições deste ano. Antes mesmo de lançar sua pré-candidatura, em recente pesquisa do Instituto Diário de Pesquisa (IDP), Virgílio aparece à frente dos demais concorrentes, com 30% da preferência do eleitorado amazonense, para a disputa da única vaga disponível para representar o Amazonas no Senado.

—  Recebi com alegria e gratidão o resultado da pesquisa, por saber da preferência dos amazonenses pelo meu nome, antes mesmo de me lançar candidato –, festejou.

Marcelo no PSD

O 1º vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (sem partido) se filia nesta quarta-feira, 9, ao PSD. Sua escolha tem a ver com o desejo de se manterem um partido de centro.

Longe de mim

Ramos também entra no PSD por avaliar que sua nova legenda se afastou definitivamente do bolsonarismo.

— Tem fatores que foram fundamentais na minha decisão. O PSD me coloca no lugar onde eu quero estar na política, que é no centro.

Tem mais, Marcelo garante que o PSD  é um partido que não tem risco de se aproximar de  Bolsonaro.

Mais pra Lula

Questionado sobre como o seu novo partido deve se comportar em um eventual 2º turno entre Lula e Bolsonaro, Ramos disse acreditar que o PSD estará com o petista.

— Não tenho dúvidas e, se tivesse, não teria me filiado, de que em um 2º turno como esse, o PSD está muito mais próximo do que significa o Lula do que o que significa o Bolsonaro para o futuro do Brasil”, disse.

Arregou

Jair Bolsonaro recebeu ontem no Palácio do Planalto os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

O encontro não durou 10 minutos.

Mas de tempo pata Jair afirmar a Moraes ser importante um "diálogo mais habitual" entre eles.

Bolsonaro chamou Alexandre de Moraes de "canalha, mas o ministro foi ao "beija mão"

Tiro ao alvo

Moraes tem sido um dos principais alvos de críticas de Bolsonaro ao longo do seu mandato, em razão de decisões tomadas pelo ministro.

“Canalha”

Em discurso no Sete de Setembro do ano passado, Bolsonaro chamou Moraes de "canalha", afirmou que ele deveria "pegar o chapéu" e deixar o STF e disse que não mais cumpriria decisões do ministro.

Pomba da paz

Depois da repercussão do caso, ele ensaiou um recuo, com a intermediação do ex-presidente Michel Temer. Foi Temer, a pomba da paz,  quem indicou Moraes para o STF.

Carro atolado

A Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) anunciou que, em janeiro deste ano, foram vendidos 126,5 mil veículos, o que representa uma queda de 38,5% em comparação a dezembro do ano passado. Na comparação com janeiro do ano passado, a retração foi de 26,1,5%.

ÚLTIMA HORA

Pesquisa aponta que Lula já abocanhou 21% dos votos de Bolsonaro

Insônia: Disparado nas pesquisas, Lula é o pesadelo de Bolsonaro

Pesquisa PoderData, feita nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, e que teve uma consolidação divulgada nesta segunda-feira (7), apontou que 21% (um em cada cinco eleitores) que votaram em Jair Bolsonaro na eleição de 2018 pretendem votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no pleito de outubro. O percentual conquistado pelo petista representa um avanço de oito pontos percentuais. No levantamento anterior, realizado nos dias 16 e 18 de janeiro, Lula e o ex-juiz parcial Sérgio Moro (Podemos) herdavam, cada um, 12% dos eleitores de Bolsonaro.

O ex-magistrado perdeu pontos e agora tem 10% dos votos do eleitorado de Bolsonaro no segundo turno em 2018. Bolsonaro, que registrava 58% na pesquisa anterior, agora tem apoio de 54% dos eleitores que o escolheram na eleição passada.

ORGULHO

Os jogadores do América mineiro entraram em campo com cães resgatados após rompimento da barragem de Brumadinho, para incentivar a adoção. A boa ação foi durante a quarta rodada do Campeonato Mineiro 2022, antes da partida entre o América e o Atletic, na Arena Independência neste sábado, 05 de fevereiro, em Belo Horizonte, MG. A ideia do time foi sensibilizar interessados em dar aos animais um novo lar. Atualmente, 299 (246 cães e 53 gatos) estão disponíveis para adoção.

VERGONHA

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o Brasil não fará mais abate de jumentos com a finalidade de exportá-los para a China. A medida foi tomada nesta quinta-feira (03), por 10 dos 13 desembargadores da Corte Especial do TRF-1, em Brasília.

Com a nova determinação, a expectativa é que casos de maus-tratos ao animal diminuam bastante em nosso país. Durante a sessão, o desembargador Marcos Augusto de Souza disse que a decisão não deve causar prejuízo aos frigoríficos. esde 2016 o Brasil exporta o couro de jumentos para a China. A finalidade é a produção de um medicamento experimental chamado ejiao, muito popular no país asiático.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes