BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Amazonas é o 3º estado que mais testa para Covid-19


O  Amazonas alcançou a terceira posição no índice dos estados brasileiros que mais realizam testes para o novo coronavírus, de acordo com gráficos feitos a partir de dados cedidos pela Rede de Pesquisa Solidária. Foram coletados números de testes de Covid-19 informados por cada estado, semanalmente. A pesquisa informa que, no mês de junho, o Amazonas atingiu a marca de 3 mil testes por 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 870 testes realizados a cada 100 mil habitantes.

Atualmente há dois tipos de testes sendo aplicados no Brasil, o RT-PCR (genético) e o teste rápido (sorológico). A pesquisa reforça que não é possível saber, com precisão, o número de testes feitos no país. Segundo o estudo, isso ocorre porque provedores de saúde e laboratórios privados são obrigados a informar apenas o número de testes que tiveram resultado positivo para as secretarias de Saúde, e não a sua totalidade.

O estado do Amazonas ficou atrás apenas do Distrito Federal, que encabeça o ranking com mais de 6 mil testes por 100 mil habitantes; seguido do Amapá, com mais de 4 mil testes para cada 100 mil habitantes.

Percentual de positividade

O Amazonas é o 12º colocado no percentual de positividade dos testes de Covid por estado, que mostra a relação entre os casos confirmados e os testes notificados. Valores de positividade maiores que 100% indicam subnotificação de testes pelos estados. O Amazonas está dentro da relação média entre os casos confirmados e os testes notificados no Brasil, que é de 47,5%

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.