Ir para o conteúdo

Amazonas continuará vacinando adolescentes sem comorbidades, define Comissão

Os 62 municípios do Amazonas devem retomar imediatamente a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19, independente de terem ou não comorbidades ou deficiência permanente. A decisão da Comissão Intergestores Bipartite do Amazonas, que é uma instância deliberativa do SUS e reúne membros do Conselho de Secretários Municipais de Saúde-COSEMS/AM que representam todos os municípios amazonenses e o estado, foi tomada na tarde desta sexta-feira (17), em Reunião Extraordinária remota.

A medida é sustentada por evidências científicas e manifestações de diversas entidades nacionais e internacionais, incluindo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Outras entidades, como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), também se posicionaram contrárias a decisão do Ministério da Saúde.

No Amazonas, boa parte dos municípios já iniciaram a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos, com e sem comorbidades. A capital amazonense já está avançando na vacinação, até o dia de hoje (17) mais de 70% dos jovens já receberam a 1ª dose do imunizante. Manaus já vacinou 40% da população e segue em campanha, assim como os demais 61 municípios do estado.

Um coletiva de impressa foi convocada pelo secretário estadual de Saúde, Anoar Samad, sobre decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) a respeito da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos no Amazonas.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes