Ir para o conteúdo

Amazonas confirma terceiro caso de Monkeypox

Trata-se de um homem entre 20 a 25 anos, residente de Manaus, que está em viagem de férias em outro estado desde 10 de julho de 2022.

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), atualiza, nesta quarta-feira (03/08), o cenário epidemiológico da varíola dos macacos (Monkeypox) no Amazonas. Os detalhes do cenário estão disponíveis em: https://bit.ly/3d3S7ZM.

Um terceiro caso foi confirmado nesta quarta-feira (03/08) informado pelas autoridades de saúde de outro Estado. Trata-se de um homem entre 20 a 25 anos, residente de Manaus, que está em viagem de férias em outro estado desde 10 de julho de 2022.

A equipe de Vigilância em Saúde do Amazonas mantém em monitoramento, outros 2 casos suspeitos que permanecem em investigação pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Manaus (CIEVS-Manaus).

A FVS-RCP ressalta que, de acordo com o trabalho de investigação e vigilância que vem sendo realizado, os casos da doença são importados. Ou seja, não há, até o momento, casos confirmados de transmissão autóctone (local). Todos os pacientes confirmados têm histórico de viagem recente.

Cenário de Monkeypox

No Amazonas são, até o momento, seis notificações de suspeitas da doença, sendo 3 confirmados laboratorialmente; 2 suspeitos em investigação pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Manaus (CIEVS-Manaus); e 1 caso descartado após exame laboratorial.

Atendimento

A FVS-RCP destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de Monkeypox.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes